PERÍODO CARNAVALESCO

Hemomar busca coleta externa para garantir estoque

Atualmente o Hemomar coleta cerca de 180 bolsas de sangue por dia quando o ideal é de 250 a 300 bolsas. As coletas externas estão sendo feitas desde o dia 4 de fevereiro

Reprodução

Até o próximo dia 24, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) está em campanha para garantir estoque de bolsa de sangue no período carnavalesco. Nessa época, infelizmente, aumentam as ocorrências e a necessidade de bolsas de sangue nos hospitais, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de doadores voluntários. Atualmente o Hemomar coleta cerca de 180 bolsas de sangue por dia quando o ideal é de 250 a 300 bolsas.

E para atender satisfatoriamente aos hospitais, o ideal era ter no estoque 400 bolsas. “Estamos antecipando a campanha de doação por conta do baixo estoque no Hemomar. Contamos com a solidariedade das pessoas, pois como diz nosso tema deste ano, antes da diversão, vem a boa ação”, destacou a coordenadora de Captação de Doadores do Hemomar, Ana Penha.

O tema da campanha deste ano é “Doar é amar. Nesse carnaval, antes da diversão, vem a boa ação. Doe sangue! ”. Além das coletas no Hemocentro, estão sendo feitas ações externas desde o início do mês.  As coletas externas estão sendo feitas desde o dia 4, mobilizando doadores de sangue. No próximo dia 15, de 7h às 19h, a coleta será na Fundação Antônio Bruno (Cohatrac). No dia 20, o atendimento da coleta externa será no Tribunal de Contas.

O Hemomar incentiva as doações de forma coletiva. Portanto, empresas, comunidades, grupos, igrejas, interessadas em fazer a coleta externa podem solicitar o agendamento para Coordenação de Coleta Externa, por meio do telefone (98) 3216-1124. O centro funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta, e sábado até o meio-dia, na Rua 5 de janeiro, na Jordoa.

A estudante Ana Paula Ferreira já fez a sua doação e contou que foi a primeira vez. “A gente sempre tem que se colocar no lugar do outro. Um dia pode ser que a gente precise. E às vezes também falta uma oportunidade”, comentou.

A campanha é realizada simultaneamente nos Hemonúcleos de Pinheiro, Santa Inês, Codó, Caxias, Pedreiras, Balsas e Imperatriz. A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, pois são extraídos os componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

A 19ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde de São Luís fiscalizou as atividades do Hemomar (o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão), com enfoque nas questões sanitária e de abastecimento e constatou, dentre outros pontos, o desabastecimento crítico. De acordo com Glória Mafra, promotora titular, uma das ações a serem efetivadas é uma campanha para estimular as doações de sangue externas.

Segundo o Hemomar, somente a doação regular pode manter o estoque do Centro. Para fazer a doação, é necessário pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior, ter dormido bem nas últimas 24 horas e apresentar um documento de identificação com foto atual.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias