ATENÇÃO REDOBRADA

Carnaval: cuidados com os documentos pessoais

O que fazer para não perder documentos ou objetos pessoais durante a folia das festas de momo. Confira algumas dicas de como ter cuidado e evitar problemas no Carnaval

Divulgação

Durante feriados prolongados e festas populares, quando há o aumento no trânsito de pessoas e aglomerações, a perda de documentos pessoais é bastante comum. Com as festas de carnaval no auge, é preciso ficar atento para não perder nenhum documento na folia.

As orientações dos órgãos de justiça e segurança pública é para que o folião carregue apenas o necessário e tente guardá-los nos bolsos da frente. Mas se precisar entregá-los a alguém, não perca de vista e nunca os entregue a desconhecidos. “Se mesmo com todos os cuidados você perder ou for roubado, o primeiro passo é ir à delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência ou verificar na internet se a polícia do seu Estado possui o B.O virtual”, indica o Supremo Tribunal Federal.

No ano passado, segundo a Polícia Militar, cerca de 300 documentos e objetos pessoais foram deixados no Comando Geral da Polícia Militar, na seção de “achados e perdidos” que fica disponível no prazo de 2 a 6 meses na seção de relações públicas do Comando, no bairro do Calhau. Antes de tentar resgatar o documento, a pessoas precisa, primeiro, fazer um boletim de ocorrências e levar algum documento de identificação em mãos.

No serviço de Achados e Perdidos dos Correios, em 2019, foram cadastrados mais de 196 mil documentos em todo o Brasil. Desses, cerca de 5 mil foram devolvidos. O documento perdido é entregue somente ao próprio interessado ou representante legal devidamente reconhecido, mediante uma taxa de R$ 5,95 por retirada. A taxa se refere ao custo de recebimento, registro, guarda e procedimentos de entrega do documento.

Para a entrega de vários documentos a uma mesma pessoa, é cobrada uma única taxa. O documento de menores de 18 anos deve ser retirado apenas pelos pais ou responsáveis, mediante a apresentação de um documento de identidade. O menor de 18 anos não pode autorizar outras pessoas a procederem a retirada do documento.

Retirada em uma agência centralizadora 

Divulgação

A retirada é feita em uma agência centralizadora do estado ou na unidade indicada pelo interessado após contato com a estatal.

Os documentos ficam à disposição nos Correios pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir da data de recebimento na unidade. Após o término do prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores. Nesse serviço, são cadastrados apenas documentos.

Para saber se o documento perdido foi encontrado e está em uma agência de Correios, é preciso acessar o endereço http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm ou entrar em contato com a Central de Atendimento Correios – CAC nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas); 0800 725 7282 (Demais localidades); 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva).

Para evitar perdas

  • Leve apenas o necessário;
  • Antes de cair na folia avalie se tudo que está na carteira é essencial. Evite levar mais do que irá usar, assim se acontecer de perder ou ser furtado ainda terá alguns documentos de reserva;
  • Cartões e talões de cheques – Se tiver mais de um cartão de débito ou crédito, concentre as despesas em um único cartão e deixe os demais em casa. Se você usa talão de cheques, destaque algumas folhas apenas para levar na carteira, preferencialmente, sem preencher nenhum campo e sem assinatura;
  • Evite levar mais de um documento oficial de identificação, escolha entre a CNH ou o RG. E guarde-os sempre em um local seguro, preferencialmente, junto ao corpo (numa pochete, doleira ou bolsa pequena);
  • Evite guardar seus documentos nos bolsos, principalmente os bolsos de trás. Além de prevenir roubos, evita também que as coisas caiam quando você for sentar ou ir ao banheiro;
  • Caso perceba uma movimentação diferente próxima a você, tente se manter longe. Se possível, entre em estabelecimentos próximos ou vá para o lado oposto. Nessas situações algumas pessoas podem se aproveitar da aglomeração para realizar roubos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias