FENÔMENO NATURAL

Saiba o que está causando neblina em São Luís

A previsão dos meteorologistas é de que o período de chuvas siga até o mês de julho.

Foto: Gersony Ramos/O Imparcial

Nos últimos dois dias foi possível observar uma neblina em alguns bairros da capital maranhense, fenômeno que chamou muito a atenção dos moradores. Voos no Aeroporto Marechal da Cunha Machado inclusive foram cancelados por conta da forte neblina que começou na última quarta-feira (7).

Os termômetros na capital chegaram a marcar 23º. Com a visibilidade mais baixa, diversos motoristas precisaram redobrar a atenção no trânsito para evitar acidentes.

De acordo com os especialistas, o fenômeno também pode ser chamado de nevoeiro ou bruma e é motivado pela condensação da umidade do ar em forma de calor. Para resumir, a neblina pode ser definida como uma formação de nuvens mais próximas ao solo.

O fenômeno que continua aparecendo na cidade, levanta dúvidas dos moradores já que a aparição da neblina na capital maranhense aparecem mesmo quando não está chovendo.

A redação de O Imparcial, conversou com o meteorologista Marcio Aquino que explicou que a neblina que encobriu São Luís nos últimos dois dias foi causada porque como o solo estava mais úmido, em razão principalmente das chuvas, e a durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se.

O fenômeno de ontem diferente do ocorrido anteriormente se trata de uma névoa seca causada por uma inversão térmica aonde os gases poluentes em suspensão estão presos próximo a superfície, enquanto essas condições continuarem ativas as ocorrências de névoa seca devem persistir, explicou o meteorologista.

A previsão dos meteorologistas é de que o período de chuvas começasse em fevereiro, mas os especialistas alertam que o clima mudou antes do previsto. Até na região sul do Maranhão, onde as temperaturas costumam ser mais altas, as chuvas já começaram a ser registradas desde o primeiro dia do ano.

As chuvas no estado devem seguir até o mês de julho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias