ITAÚ SOCIAL

Projeto beneficente de São Luís é destaque em ciclo de debates em São Paulo

O encontro que é realizado desde 2011, tem como principal objetivo discutir a importância do papel das artes, dos esportes e dos jogos para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Diversos gestores da educação participaram na última quarta-feira (12), do Ciclo de Debates em Gestão Educacional, promovido pela Fundação Itaú Social, em São Paulo. O encontro que é realizado desde 2011, tem como principal objetivo discutir a importância do papel das artes, dos esportes e dos jogos para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

O evento designado para professores, educadores e gestores de educação em todo o país, contou com a participação da neurocientista Adele Diamond; professor Lino de Macedo e também do economista Flávio Comim.

A edição deste ano contou com uma novidade e expandiu o campo de atuação do projeto. Além da capital paulista, o evento também aconteceu em outras três cidades: São Luís (MA), Aquiraz (CE) e Várzea Grande (MT).

E quem deu às boas-vindas aos participantes foi o Coral da Gente do Instituto Baccarelli, com um repertório diversificado, com a execução de composições brasileiras e obras internacionais tanto populares como eruditas, o coro composto por crianças e adolescentes deu um show de voz e expressão corporal aos participantes.

Para iniciar o ciclo de palestras, a neurocientista Adele Diamond, da Universidade de British Columbia, no Canadá, explanou sobre suas pesquisas que buscam mostrar a importância da arte, do brincar e dos esportes como instrumentos primordiais durante o processo da educação.

Foto: (Itaú Social – Camilla Kinker)

A neurocientista também falou sobre as funções executivas do cérebro – aquelas que auxiliam no planejamento, na realização de ações e no controle de respostas impulsivas – entre outras habilidades cognitivas sofisticadas que envolvem raciocínio.

Além da palestrante internacional, o educador Lino de Macedo, da Universidade de São Paulo (USP), psicólogo especializado em Jean Piaget, que abordou durante sua palestra o valor dos jogos como recurso de observação nos processos de aprendizagem.

O economista e professor das universidades de Ramon Llull e Cambridge, Flávio Comim trouxe aos participantes uma revisão da literatura que realizou sobre a relação das artes, dos esportes, além do desenvolvimento integral focado em crianças do Ensino Fundamental, e defende a educação continuada com estes recursos executada pelos professores.

Foto: (Itaú Social – Camilla Kinker)

“Devemos pensar de uma maneira mais sistemática e voltada para a prática. É necessário fazer uma separação, o que seria uma brincadeira por brincadeira e o que seria uma brincadeira com intenção pedagógica. Se essa separação é feita, a discussão dever ser quais instrumentos temos disponíveis para fazer isso, e parte dos estudos que fizemos aponta pra isso, pra variedade de artes, de esportes, de opções que podem fazer uma ponte com as atividades e serem executadas pelos professores, é possível realizar essa função de forma mais interativa’’, aponta o economista.

Culminância

Foto: (ItaúSocial-Camilla Kinker)

A programação do evento se encerrou com a apresentação do Caminho pelas Redes de Territórios Educativos, um debate com a Adele Diamond e representantes do programa em São Luís, Aquiraz e Várzea Grande. 

Em São Luís, o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, localizado no bairro do Alemanha, há três anos vêm sendo beneficiado pelo Itaú Social. Fundado há 27 anos, o centro atende atualmente a 186 crianças e adolescentes, com faixa etária entre 3 e 14 anos, e que oferece atividades pedagógicas buscando otimizar o resultado da escola.

Foto: (ItaúSocial-Camilla Kinker)

Para a presidente do Centro, a professora Maria Eliane, o espaço serve como lugar de apoio às famílias, um lugar onde as crianças e jovens poderão desenvolver diversas atividades pedagógicas tão importantes quanto às executadas na escola.

“Nós trabalhamos com o conteúdo, reforço escolar, orientação das tarefas, mas focamos muito na leitura, na produção textual e nas atividades culturais, dança, capoeira, teatro, música, percussão, tudo através de projetos. E durante a execução dessas atividades nós principalmente para as turmas de educação infantil, seguimos a premissa de que é melhor aprender brincando’’, explica a professora.

O Programa Redes de Territórios Educativos é um projeto desenvolvido pelo Itaú Social em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – Cieds, promove a assessoria a organizações da sociedade civil (OSCs) na elaboração e implementação de estratégias de educação integral.

Sobre os palestrantes

Adele Diamond, diretora do Centro de Neurociência do Desenvolvimento Cognitivo – Universidade de British Colombia (Canadá);

  • Lino de Macedo, professor emérito do Instituto de Psicologia e membro da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados – Universidade de São Paulo;
  • Flávio Comim, professor associados da Universidade Ramon Llull (Barcelona) e professor visitante da Universidade de Cambridge.
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