MELHORIAS

Obras em mercados de São Luís avançam

Serviços integram o programa São Luís em Obras, lançado pelo prefeito Edivaldo e que atualmente conta com dezenas de frentes de trabalho pela cidade

Reprodução

Integrante do programa São Luís em Obras, lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior no início deste semestre e que tem impactado vários pontos da cidade com intervenções urbanísticas, a reforma do Mercado do Coroadinho chega à fase de construção dos pilares de sustentação da cobertura. Além disso, com a conclusão dos alicerces de concreto armado, deu-se início às paredes de alvenaria dos boxes.

Enquanto isso, no Mercado das Tulhas, no Centro Histórico, a reforma tem avançado a cada semana e já foi concluído o reforço das colunas centrais e a cobertura. Também segue em obras o mercado da Cohab.

“Por meio do programa São Luís em Obras temos avançado em várias áreas, sendo a reforma e reconstrução dos mercados uma das frentes de trabalho do programa. Estas são obras há muito aguardadas pela população de São Luís. Vamos entregar esses mercados com uma estrutura totalmente renovada, modernizada e adaptada às normas atuais, garantindo mais conforto e segurança tanto para quem trabalha no local, como para a população que frequenta esses espaços”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

No Mercado do Coroadinho toda a estrutura anterior foi demolida e os feirantes foram instalados em uma rua próxima, em barracas padronizadas cedidas pela Prefeitura de São Luís, para continuarem as atividades e abastecendo a comunidade.

Desde a conclusão da derrubada da estrutura anterior, deu-se início à construção das fundações do prédio e dos boxes, em estrutura de concreto armado. O passo seguinte, que está em andamento, foi a construção dos 36 pilares de sustentação, também feitos de concreto armado, que darão suporte à cobertura do mercado. Enquanto isso, já está sendo feita a construção dos boxes de alvenaria.

Construído em 1985 e reformado há mais de 20 anos, o Mercado do Coroadinho terá um aumento da área construída que possibilitará, inclusive, a inserção dos feirantes que trabalhavam na área externa do local, beneficiando mais de 100 trabalhadores que atuam na região.

Os serviços de reforma e ampliação do Mercado do Coroadinho preveem acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação e ventilação natural; reestruturação de piso, revestimentos, teto e banheiros; revisão hidráulica, elétrica e sanitária; harmonização com o entorno; atendimento às normas reguladoras brasileiras; flexibilização e reorganização dos espaços de trabalho com a unificação das estruturas físicas existentes; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; inclusão de elementos que possibilitarão o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte de resíduos sólidos.

No Mercado das Tulhas foi concluído o reforço nas colunas de sustentação, isto é, dos pilares de concreto armado. Além disso, chegou-se a 90% da reforma da cobertura do círculo central e dos boxes internos, bem como a demolição do revestimento cerâmico.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias