RESSOCIALIZAÇÃO

Internos trabalham na fabricação de estofados em parceria com empresa privada

Com a parceria, 30 internos estão trabalhando na fábrica de estofados

Em convênio com uma empresa privada, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promove a reinserção da mão de obra de detentos. Com a parceria, 30 internos estão trabalhando na fábrica de estofados que foi instalada dentro do Complexo Penitenciário São Luís.

A Seap é pioneira ao construir, dentro do Complexo, galpões multiuso que funcionam como oficinas e proporcionam aproveitamento e qualificação da mão de obra carcerária. Em breve, os galpões receberão mais de 300 reeducandos atuando nas frentes de trabalho da malharia, lavanderia e fábrica de estofados.

Com 15 dias de aprendizado, os internos iniciaram a fabricação dos primeiros estofados. A estimativa é que o treinamento dure cerca de 90 dias e sejam produzidos mais de 800 estofados por mês.

Internos inseridos nas frentes de trabalho nos galpões multiuso dentro Complexo Penitenciário São Luís

A parceria, além de garantir uma nova profissão, viabiliza a ressocialização e proporciona a remição de pena dos detentos, dando cumprimento à Lei de Execução Penal (LEP). Os internos estão fabricando peças para os sofás de 5 módulos, o que permite que sejam criadas até 15 opções diferentes de montagens de conjuntos de estofados, tornando, assim, a linha de produção mais versátil e ágil na montagem dos móveis.

Os detentos estão aprendendo todas as fases da linha de produção e de montagem, até que saibam realizar todo o processo de fabricação. Ao término da capacitação, cada aluno realizará prova prática e receberá o certificado de conclusão do curso profissionalizante de Estofador.

O produto é todo confeccionado pelos internos. Inicia pelo corte das peças em madeira e na montagem. A terceira etapa é a colocação da percinta elástica com cobertura de forro. Em seguida, acontece o estofamento com espumas dos braços, assentos e encostos. O processo final é o acabamento, com a cobertura do tecido nas peças, forros, colocação dos pés e embalagem do produto, após passar pela vistoria de qualidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias