DIVERSÃO

Passeio Serenata encanta a todos com histórias marcantes da capital

Evento trouxe a público a história da importante via da capital, contada por meio de personagens que marcaram a trajetória da cidade em seus mais diversos momentos

Reprodução

Passeio Serenata, promovido pela Prefeitura de São Luís, teve um encanto a mais. O evento, pela primeira vez, foi realizado na Rua Grande, espaço recentemente reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a parceria da Prefeitura de São Luís. Nesta edição, o Serenata destacou personalidades históricas que têm relação com a Rua Grande.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, de secretários e do superintendente do IPHAN no Maranhão, Mauricio Itapary, participou do evento e, ao lado de ludovicenses e turista, se encantou com as musicas, poesias e encenações dos personagens que contaram histórias e curiosidades sobre uma das vias mais importantes e conhecidas de São Luís.

O prefeito Edivaldo destacou que os serviços de requalificação executados na Rua Grande pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís permitiram que a via pudesse ser inclusa no roteiro cultural da cidade.

“Agora é possível contemplar a riqueza arquitetônica dos casarões ao longo da Rua Grande, que ficava escondida em meio à fiação. A Rua Grande é uma das ruas mais importantes da nossa cidade e que foi cenário de alguns dos momentos mais marcantes da nossa história, por isso, a importância de fazer eventos como o Passeio Serenata aqui. Desta forma estamos recolocando a Rua Grande no lugar de destaque que ela merece”, disse o prefeito.

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, que acompanhou o Passeio Serenata, pontuou os serviços que foram executados na via. “Por meio das obras de requalificação foram retirados os obstáculos, com redução dos desníveis do piso e de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre, sem restrições. Toda a fiação foi embutida e novo mobiliário instalado, além da modernização da iluminação. Com isso, a Rua Grande volta a ser um cenário para a realização de atividades culturais em São Luís”, comentou.

Passeio Serenata
O percurso do evento, que integra as atividades do programa Reviva Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), teve início pela entrada da via, no Largo do Carmo, e foi encerrado no Complexo Deodoro. Ao longo do passeio, o público conheceu mais sobre Ana Jansen, Catulo da Paixão Cearense, Odorico Mendes, Gentil Braga e o Barateiro. Imóveis clássicos também foram destacados como o Cine Éden e o Edifício Caiçara.

Durante o Passeio Serenata, o público pôde saber, por exemplo, que a Rua Grande também já foi chamada de Estrada Real, Rua Larga, Oswaldo Cruz e aparece nos mapas de São Luís desde 1640 e que a via mede quase 5 km, indo do Largo do Carmo à Rua Senador João Pedro, onde fica localizado o prédio do Ministério da Fazenda, em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias