Conferência discute sobre Desenvolvimento Portuário
Diversos formulários de papel convertidos em um único documento eletrônico
Diversos formulários de papel convertidos em um único documento eletrônico. Esta é uma das propostas do Porto sem Papel (PSP), sistema criado para facilitar a análise e liberação de mercadorias nos portos brasileiros. O tema faz parte da programação da III Conferência sobre Desenvolvimento Portuário do Maranhão, que vai ser realizada nos dias 6, 7 e 8, no Multicenter Sebrae, como parte da Expo Indústria 2019.
Operadores portuários, representantes da comunidade marítima, especialistas e estudantes vão poder participar do evento portuário, cujas discussões têm três pilares: Indústria 4.0, Indústria Criativa e Porto Cidade. “Nesta edição estamos realizando a conferência fora da área do complexo portuário. Nossa intenção é envolver cada vez mais a sociedade civil nas discussões para que as pessoas possam compreender a importância que o complexo da baía de São Marcos tem para o Maranhão e para o Brasil “, explica o gerente de operações do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira operado pela Vale, José Valentim.
A programação vai ser aberta com a palestra “Inovação no Cenário da Indústria Naval Brasileira”, que vai ser ministrada pelo presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Almirante Edésio Teixeira. Em seguida, vai ser debatido o tema “Inovações da Aduana Brasileira na Facilitação das Exportações”. O palestrante será o auditor fiscal da Receita Federal, José Elias Asbeg.
A discussão sobre os ganhos da implantação do Porto Sem Papel vai ser coordenada por Ricardo Strauss, coordenador do Projeto Porto sem Papel da Secretaria Nacional de Portos. A advogada Najla Buhatem Maluf vai fazer a mediação. O representante do Consórcio de Rebocadores da Baia de São Marco, Márcio Castro, vai ministrar a palestra “A Influência da Indústria 4.0 no Apoio Portuário”.
No segundo dia do evento (dia 7), Luciana Guerise, representante da Women’s International Shipping & Trading Association, palestra sobre “Gestão Feminina na Atividade Portuária”. Representantes de empresas portuárias vão debater sobre os “Desafios para o Crescimento Portuário”.
Na sequência, haverá um bate-papo sobre “Inovação como Ferramenta para o Crescimento das Empresas”, com as participações da representante da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Luciana Mari Tsukada, e Davi Telles, titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Encerrando a programação, vão ser ministradas as palestras: “Potenciais Iniciativas e Engajamento Social da Cidade Portuária”, por Flávia Nico Vasconcelos, fundadora e líder do projeto Observatório Cidade e Porto e “Zoneamento Portuário”, por José Marcelo do Espirito Santo, presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID), da Prefeitura de São Luís.