Confira 5 funções de um porteiro de condomínio
Entenda quais são as verdadeiras funções do porteiro de condomínio

Reprodução/Internet

O porteiro é a primeira impressão do condomínio. É ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades. Ele também deve ser o cartão de visitas do local, mantendo um clima cordial, respeitoso e profissional na portaria.
Ele não deve temer barrar possíveis visitantes, afinal, liberar ou não pessoas depende apenas dos moradores, ele apenas executa as ordens que lhe foram dadas. Para manter a segurança do condomínio em dia, é importantíssimo lembrar que o porteiro deve ficar em um só lugar: na portaria.
Também vale ressaltar junto aos moradores sobre o que se pode ou não pedir ao porteiro. Em alguns casos, o abuso de “pequenos favores” feitos para o profissional pode configurar acúmulo de função.
Entenda quais são as verdadeiras funções do porteiro de condomínio:
1 – Acesso de visitantes
Uma das principais funções do porteiro de condomínio é controlar quem entra e quem sai do prédio. A atividade de acesso de visitantes é uma das mais importantes, pois garante não só a segurança dos condôminos como também a privacidade deles.
O porteiro deve ser informado sobre a presença de prestadores de serviço contratados pelo condomínio, como faxina, consertos e reformas. Quando o procedimento for feito dentro de uma das unidades, ele deve avisar ao condômino sobre a presença do prestador e, só após, liberar o acesso.
O mesmo procedimento deve ser feito com visitantes. Mesmo que seja uma pessoa que vá com frequência ao local, o condômino precisa ser informado e autorizar o acesso. Esse procedimento deve ter pouca flexibilidade, pois é uma forma de manter a ordem e a segurança de todos.
A comunicação entre o porteiro e os condôminos deve ser bem feita, contando com interfone ou aplicativos de celular. Ele deve evitar se ausentar da portaria, jamais deixando um visitante ou prestador de serviço sozinho.