Campanha alerta sobre prevenções e tratamento de hanseníase
A iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, vai também realizar testes e encaminhamentos clínicos, se necessário.
A viagem de trem entre São Luís e Açailândia pela Estrada de Ferro Carajás foi mais informativa nos dois últimos dias. O Vagão Social do Trem de Passageiros da EFC trouxe nova edição do projeto Estação Saúde, agora com ação de conscientização sobre hanseníase, doença hiperendêmica no Maranhão.
Durante dois dias, os passageiros participaram de palestra, esclarecimentos sobre sintomas, prevenções e tratamento da doença. A iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, vai também realizar testes e encaminhamentos clínicos, se necessário.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a parceria com a Fundação Vale amplia o alcance das ações desenvolvidas em prol da prevenção em saúde.
“Ofertamos serviços de educação em saúde, avaliação e testes, que tem como principal objetivo a prevenção de doenças evitáveis. Para o Governo do Maranhão, a assistência sempre deve ir além da oferta de serviços dentro das unidades de saúde, por isso estamos no Vagão Social do Trem de Passageiros, estamos onde nosso povo está, mas sem a parceria da Fundação seria inviável”, disse.
A iniciativa levou informação e atendimento para cerca de três mil pessoas nos dois dias de campanha. Para a gerente de Saúde da Fundação Vale, Lívia Zandonadi, o Projeto Estação Saúde é o resultado de uma efetiva articulação intersetorial para promoção da saúde.
“Durante estes seis anos de parceria, verificamos que a utilização do trem foi essencial para garantir agilidade, abrangência e capilaridade às ações de saúde e uma forma inovadora de transmitir informações e prestar atendimento em saúde”, explica.
O Projeto Estação Saúde é desenvolvido desde 2013 e tem entre os objetivos desenvolver ações de saúde e contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica nos municípios que ficam ao longo da EFC.