INVESTIMENTO

Projeto para Alcântara tem alta tecnologia

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacam a importância estratégica do AST, com os lançamentos comerciais de satélites, movimenta bilhões de dólares por ano

Reprodução

Para o diretor do CLA isso demonstra a maturidade da equipe e a capacidade técnica da infraestrutura instalada. Cel.Carnevale disse que os profissionais da região têm recebido apoio irrestrito no centro. “O projeto que idealizamos para Alcântara tem as mesmas características do implantado em São José dos Campos, que é coordenado pela indústria, academia e governo em prol de um objetivo. A Fiema e seus representantes constituem um pilar sem o qual o projeto não pode decolar”, comentou o diretor.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacam a importância estratégica do AST, com os lançamentos comerciais de satélites, movimenta bilhões de dólares por ano. Apenas em 2017, foram US$ 3 bilhões, US$ 500 milhões a mais do que no ano anterior, segundo dados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, compilados pela CNI.

Estima-se uma média de 42 lançamentos comerciais de satélites por ano até 2026, o que torna positivo o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos, em especial pelo potencial de atração e geração de negócios em torno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Investimentos

Pesquisa da CNI mostra que pelo menos 134 grupos de produtos brasileiros serão beneficiados com o acordo de livre comércio com os Estados Unidos, reduzindo a carga tributária para investimentos bilaterais, em comércio e em serviços, além de diminuir a tributação na remessa de dividendos de empresas brasileiras nos Estados Unidos. Há vantagens também para baratear o pagamento de royalties e a importação de serviços.

Os Estados Unidos são o segundo destino das exportações de bens do Brasil e o primeiro destino das vendas de serviços brasileiros, para onde vão mais de 55% das exportações nacionais, e também, a primeira origem de importações. Mais de 21% do total de Investimento Estrangeiro Direto no Brasil são de americanos e o Brasil é o principal destino dos investimentos americanos na América do Sul.

O acordo precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para ter efetividade. A proposta é analisada no momento pela Câmara dos Deputados em três comissões. Caso tenha a votação favorável dos parlamentares, o acordo segue para o Senado Federal, para apreciação.

A base de Alcântara é a mais bem localizada em todo o planeta, por estar apenas dois graus ao sul da linha do Equador. Um foguete lançado a partir dela gasta 30% menos combustível para colocar uma carga em órbita do que se lançado da Flórida, por exemplo, onde está situada a melhor base americana. A menor demanda energética possibilita um acréscimo de até 30% no peso transportado.

Edison Baldez manifestou seu otimismo com as expectativas demandadas do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, sobretudo na área do turismo. “Ficamos maravilhados com o que vimos. Não se distribui pobreza. Quando um empresário vê oportunidade de negócio, ele enxerga junto melhoria na educação, saúde e em vários outros setores da sociedade “, disse Baldez.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias