CONHEÇA

Artistas que já foram agraciados com a medalha João do Vale

A medalha João do Vale, destinada a pessoas que concorreram para o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão ou do Brasil.

Reprodução

A Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, causou polêmica após aprovação de proposta do deputado Adriano Sarney (PV), atribuindo a homenagem ao cantor Bruno Shinoda.

O músico iniciou sua carreira em 2011 e popularizou-se bastante desde então pelos hits que canta, recebendo dos fãs o título de “Imperador”. Segundo o site da Assembleia, Bruno alcança recordes de público em suas apresentações, fazendo shows em São Luís, no interior e no Estado do Piauí. Ele também realiza trabalhos sociais, principalmente no bairro Santa Cruz, onde passou boa parte de sua vida.

Apesar disso, internautas se revoltaram e criticaram a escolha de Bruno para receber a honraria. O fato levantou uma questão: há um critério para a atribuição do prêmio, que leva o nome de importante figura para a história maranhense?

MÉRITO LEGISLATIVO

Em 2010, enquanto o legado de João do Vale era celebrado pelo cantor Zé Ramalho, em uma interpretação da música “Carcará” para a trilha sonora do filme “O bem amado”, o artista maranhense foi também homenageado em uma das categorias da medalha do mérito legislativo. No mês de novembro, foi aprovada uma alteração no regimento interno (RI) da Assembleia Legislativa, que incluiu a possibilidade de condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras que marcaram a história maranhense e brasileira, segundo diferentes categorias. Presidia a Casa, à época, o Deputado Marcelo Tavares Silva (PSB).

Atualmente, o RI segmenta o mérito legislativo entre as seguintes medalhas: Manuel Beckman, concedida aos cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do Maranhão ou do Brasil, pelos seus méritos especiais ou, ainda, aos que proporcionarem algum feito considerado notório e forem considerados merecedores do recebimento da comenda; Nagib Haickel, concedida aos membros dos parlamentos nacional ou estrangeiro que se destacarem nas lides parlamentares ou aos membros da classe política com decisiva atuação para o desenvolvimento político do Estado Brasileiro; José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro”, às pessoas cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção do desporto; Terezinha Rego, aos cidadãos que contribuírem decisivamente para o desenvolvimento científico, educacional e tecnológico do Maranhão e do Brasil; Maria Aragão, para os cidadãos que concorreram para o desenvolvimento social do Maranhão ou do Brasil; Raimundo Santos Rodrigues, para cidadãos que concorrem para Defesa do Meio Ambiente e das Reservas Ambientais do Estado do Maranhão e do Brasil; e Jackson Lago, para os cidadãos que prestarem relevantes serviços na área de saúde no Estado do Maranhão e no Brasil.

E, por fim, a medalha João do Vale, destinada a pessoas que concorreram para o desenvolvimento cultural e artístico do Maranhão ou do Brasil. As propostas de concessão da honraria são apresentadas pelos deputados, recebem o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  e, após plenário, seguem para a votação final.

Confira a quem já foi concedido o prêmio:

1. Regional Tira-Teima – Mais antigo grupo de choro em atividade no Maranhão

Proposta: Bira do Pindaré

2. Equipe do filme “Muleque té Doido 2 – A lenda de Dom Sebastião” – responsável por sucesso de bilheteria que marcou a produção cinematográfica maranhense

Proposta: Bira do Pindaré

3. Atores da Comédia Pão com Ovo – Trio que levou espetáculo de comédia maranhense a diversos estados brasileiros e até a Portugal

Proposta: Edson Araújo

4. Ademar Danilo – Jornalista e pesquisador que gerenciou a Coordenação de Implantação do Museu do Reggae do Maranhão

Proposta: Bira do Pindaré

5. Elias Moucherek – Engenheiro agrônomo e regente do Coral São João

Proposta: Wendell Lages

6. Instituição Cultural Central de Bumba meu Boi dos Sotaques da Baixada e Costa de Mão

Proposta: Detinha

7. Concita Braga – Fundadora do Boi de Nina Rodrigues

Proposta: Duarte Júnior

8. Zeca Baleiro – Famoso artista maranhense que construiu carreira nacional

Proposta: Daniella Tema

9. Allan Kardeck – idealizador do maior festival de quadrilhas juninas do Estado, o “ Arraiá da Mira”.

Proposta: Rildo Amaral

Concedida e proposta para artistas que contribuem de diferentes maneiras para o desenvolvimento local, a medalha João do Vale atribui mérito a pessoas que, por meio do seu trabalho, promovem o impulsionamento da produção cultural maranhense em território estadual, mas também nacional e internacional.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias