10 semanas para o ENEM: ainda dá tempo de estudar?
Para os vestibulandos que vão começar a estudar nos últimos meses do ano ainda é possível aprender e revisar o conteúdo.

Reprodução
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil e acontece daqui 10 semanas, no dia 3 de novembro. Para os vestibulandos que vão começar a estudar nos últimos meses do ano ainda é possível aprender e revisar o conteúdo. Segundo Fabrício Cortezi, coordenador do Sistema de Ensino pH, apesar da ansiedade e da pressão, a dica é revisar o que já se sabe e separar um tempo para absorver novos assuntos.
“O estudante tem que saber o peso de cada área do conhecimento para o curso que almeja, assim ele pode direcionar o estudo com foco nessas áreas específicas, mas sem descartar as outras. As chances de ter uma nota melhor são maiores”, afirma Fabrício.
Outra sugestão dada pelo coordenador é aproveitar os momentos de lazer e descanso para realizar tarefas que estejam de alguma forma relacionadas com atualidades, conteúdos e notícias. Visitas ao cinema, exposições e museus, leitura de livros, jornais e sites de notícias são um caminho para se manter atualizado. “Tudo o que os alunos fizerem relacionado às disciplinas, mesmo indiretamente, é fundamental para aproveitar ao máximo o tempo que resta”, ressalta o coordenador.
Nesse período antes do ENEM é importante que o vestibulando se organize para não perder a calma. Uma das maneiras é estabelecer uma estratégia de prova, levando em consideração dificuldades e pontos fortes. O estudante pode fazer simulados para produzir diagnósticos e entender os conteúdos que ainda precisa desenvolver. Com esse diagnóstico, é possível elaborar um plano de ação e focar nos estudos.