DIA DOS NAMORADOS

Comércio da Ilha estima boas vendas

Volume de vendas do comércio varejista para o Dia dos Namorados deverá registrar alta de 1,9% em relação ao ano passado, já descontada a inflação

Foto: Divulgação

É o que confirma a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Dia dos Namorados é considerado a sexta data comemorativa mais importante do calendário varejista brasileiro, devendo movimentar, neste ano, R$ 1,64 bilhão no Brasil. Hoje já é o dia dos namorados e para quem ainda não comprou um presente, um mimo, uma lembrança que seja para seu par, ainda dá tempo.
Comerciante da área de perfumes e acessórios, Francisca Araújo diz que um dos produtos que mais tem vendido para o Dia dos Namorados, é perfume. “Tem sido a preferência tanto de quem vem consultar preço, quanto de quem vem para comprar. É uma ótima pedida”, diz.
E sobre flores? A lojista Ana Paula Santos, que possui uma loja de presentes e flores, diz que as encomendas de flores para o dia dos namorados aumentaram este ano. “Não sei te dizer ao certo, mas estamos com mais pedidos este ano. A nossa expectativa é que no dia mesmo esses pedidos aumentem mais”, conta.
Embora já esteja em cima da hora, consumidores devem ficar atentos às ofertas e ao cumprimento do que for prometido pelos lojistas. De acordo com o Procon/MA, ao anunciar qualquer oferta de produto ou serviço, os fornecedores são obrigados a cumprir exatamente o que foi prometido. Atrair os consumidores com falsas informações de promoções caracteriza prática abusiva, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.
As informações devem ser claras e precisas. O consumidor que se sentir lesado tem o direito de exigir o produto pelo valor anunciado, outro produto ou serviço equivalente, ou ainda solicitar a rescisão do contrato e a devolução do valor pago, acrescido da devida correção monetária. “É comum vermos anúncios com ofertas que visam unicamente atrair o consumidor, que muitas vezes, ao chegar ao local, é informado de que o produto não está mais disponível ou que o valor é mais elevado. Essa conduta é vedada pelo CDC, e o consumidor deve exigir o cumprimento da oferta”, destaca a presidente do PROCON/MA, Karen Barros.
O dia dos namorados pode ser comemorado de diversas formas. Em casa mesmo, com um jantarzinho romântico, um cinema, restaurante, festa, barzinho, hotel, motel… já sabe o que vai fazer com a pessoa amada, ou o que dar de presente a ela?
Seja qual for o programa escolhido pelo casal, evidencie os elementos românticos. Se for para assistir um filme que seja de amor, se forem jantar que seja a luz de velas. A noite será especial.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias