Apagão: quedas de energia deixam vários bairros de São Luís no escuro
Na noite da última terça-feira (28), moradores de pelo menos 18 bairros sofreram com a falta de energia elétrica
A noite da última terça-feira (5) foi acometida por quedas de energia constantes em diversos bairros de São Luís. Segundo a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão), a sequência de “apagões” começaram às 19h27, devido ao desligamento de uma linha de transmissão que fornece energia elétrica a vários bairros da ilha.
A linha de transmissão afetada interliga as Subestações São Luís II e São Luís III, de propriedade da Eletronorte. Elas suprem sete subestações da CEMAR: do Olho D’água, Araçagi, São Francisco, Turu, Cohatrac, Maiobão e de São José de Ribamar.
Dentre os bairros afetados, estão o Altos do Calhau, Anil, Araçagi, Barramar, Calhau, Cohajap, Cohama, Divineia, Grand Park, Jardim Eldorado, Jardim Renascença, Olho D’água, Parque Athenas, Parque Shalon, Raposa, Turu, Vila Conceição e parte do Vinhais. Algumas avenidas, como a Litorânea, também ficaram no escuro.
Por transferência de cargas feita pela Companhia Energética, a energia voltou às 19h35 para 80% da área atingida, não abrangendo até então as subestações do Olho D’água e Araçagi. Às 3h desta quarta (29), todas já haviam voltado à normalidade.
A assessoria da CEMAR explica que, apesar de restabelecidos, alguns pontos dos bairros atingidos podem ter ficado com a energia elétrica fraca ou instável. Nestes casos, é recomendado que se entre em contato com a Companhia para solicitar a visita de uma equipe ao local.
De acordo com a Diretoria Técnica Comercial da CEMAR, ainda não se sabe o que pode ter causado os apagões. As possíveis razões estão sendo investigadas junto à direção da Eletronorte.
Até a publicação da matéria, a Eletronorte não respondeu à reportagem.