93 anos fazendo parte do Maranhão
A importância de O Imparcial para os maranhenses se equipara a dos primeiros jornais brasileiros, a exemplo da Gazeta do Rio de Janeiro
O jornal O Imparcial faz parte do patrimônio histórico do Maranhão, sendo o diário mais antigo em atividade no estado. Sua primeira edição ocorreu no dia 1º de maio de 1926, data comemorativa do Dia do Trabalhador. Sua importância para os maranhenses se equipara a dos primeiros jornais brasileiros, a exemplo da Gazeta do Rio de Janeiro, de 1808, quando a família real portuguesa, buscando resgatar um pouco do conforto e das comodidades da Europa, mandou funcionar os dois prelos trazidos de Lisboa; ou dO Conciliador, primeiro jornal do Maranhão, publicado em abril de 1821, em uma tentativa de unir brasileiros e portugueses, divididos quanto a independência do Brasil.”
Quem faz o abre dessa matéria especial em homenagem aos 93 anos do jornal O Imparcial é Antônio Noberto, presidente da Academia Ludovicense de Letras (ALL), sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão. Para falar sobre o jornal no dia de hoje, dia de fundação do jornal, a reportagem colheu depoimentos de representantes de algumas das muitas entidades importantes para a construção da história da cidade para que eles nos dissessem em que momento O Imparcial fez parte da história dessas instituições. O resultado é que suas histórias se coadunam com a do jornal em crescimento, importância, credibilidade.
O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, lembra que as instituições são contemporâneas, a AML com 111 anos e o jornal com 93 cresceram quase juntos.
“O Imparcial foi um jornal, que se você fizer uma retrospectiva dos jornais desde que a Academia foi fundada, era o grande porta-voz da Casa. Era através de O Imparcial que a Academia se comunicava com o público leitor. Sei disso porque já pesquisei e vi como O Imparcial se colocava à disposição para atender, informar, marcar presença nas solenidades de posse. É uma ligação muito forte, muito íntima, que o jornal tem com a Academia, uma mão dupla de informação”, disse o presidente da AML, Benedito Buzar.
A secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís, Conceição Castro também falou sobre o jornal. “Adaptado aos tempos, o jornal O Imparcial chega aos 93 anos como um veículo de comunicação atual e com a mesma essência do bom jornalismo que sempre praticou, isento e comprometido com os interesses da população. Por meio de um trabalho sério, o jornal mais antigo de São Luís se mantém firme na defesa da informação de qualidade para os seus leitores, sendo ainda um espaço democrático onde todos os seguimentos têm voz. Parabéns ao grupo O Imparcial e a todos os profissionais que contribuíram para essa longa jornada, de quase um século de história, de muito sucesso e serviço prestado à São Luís e ao Maranhão”.
O professor, historiador e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Euges Lima, comentou que um aspecto a se destacar da importância de O Imparcial para imprensa maranhense é a sua tradição. “A sua antiguidade, que de certa forma, representa hoje, a própria tradição da imprensa maranhense, uma das mais antigas do Brasil, que tem origem com o primeiro jornal do Maranhão, ‘O Conciliador do Maranhão (1821)’, pois, hoje, O Imparcial é o jornal mais antigo do Maranhão, fundando em 1926 por J. Pires Ferreira e que depois foi adquirido pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, portanto, celebrará este ano os seus 93 anos de fundação, já beirando quase um século ininterrupto, noticiando, debatendo e informando o que acontece no Maranhão, no Brasil e no Mundo.”
Edivaldo Holanda Júnior (Prefeito de São Luís)
“O jornal O Imparcial, durante toda a sua existência, tem desempenhado um importante papel social como porta-voz da população ludovicense. São 93 anos de um jornalismo cidadão, noticiando os fatos do cotidiano e nos ajudando na construção e desenvolvimento de São Luís. A sua contribuição para esta cidade vai ainda além. O jornal leva para as suas páginas toda a diversidade cultural, as belezas naturais e todo o encanto do povo tão acolhedor desta cidade Patrimônio da Humanidade. Assim, O Imparcial caminha para quase um centenário nos fazendo amar ainda mais esta terra, abraçá-la, preservá-la e senti-la cada vez mais nossa. Parabéns para toda a equipe que se dedica todos os dias por uma cidade mais democrática, justa e bem cuidada”, Edivaldo Holanda Jr.