CAMPANHAS

O significado das cores em abril

Mês de abril faz alusão a campanhas de saúde contra doenças, destacando a conscientização e prevenção, alertando para uma vida mais saudável

Reprodução

Azul, verde, marrom. Quantas cores podem ter um mês? Infinitas cores. No Brasil, essas cores significam e representam muito para muita gente, a exemplo de outros meses dedicados a campanhas no decorrer do ano. Esse calendário colorido da saúde tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos causados por algumas doenças.

Essas campanhas geralmente começam por iniciativa da mídia, empresas, clínicas, hospitais, indústria farmacêutica, organizações não governamentais, instituições públicas, para representar uma causa. Neste mês de abril, a cor azul  traz a conscientização para o autismo, já que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo acontece no dia 2 de abril. A cor azul foi escolhida porque o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é mais comum em meninos. A iniciativa tenta conscientizar pessoas em todo o mundo para a importância do diagnóstico e acompanhamento dessas pessoas.

O abril também é verde. E conscientiza sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho. O Brasil é o quarto na lista das nações com maiores índices de acidentes laborais. A campanha foi iniciada em 2014 e é dedicada à saúde e segurança no ambiente de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Muitas companhias adotam o mês para fazer campanhas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que é obrigatória por lei para empresas, a depender do seu porte e grau de risco de suas atividades.

Também em abril, o dia 7 é para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias