Centro Histórico de todas as tribos
O Centro Histórico de São Luís, oferece um leque de opções para quem quer se divertir e não é atoa que é referencia quando se trata de diversão e lazer que abrange todas as tribos
Todo o fim de semana o Centro Histórico, na região central de São Luís se torna o local de lazer e diversão de pessoas de todas as idades. São diversas opções, lugares e formas de entretenimento que sempre costumam chamar a atenção de quem passa pelo local.
Sendo um dos pontos turísticos e cartão postal de capital maranhense o Centro Histórico, mais precisamente a Praia Grande, tornou-se um dos principais pontos de encontro de todas as tribos.
A localidade só ganhou o nome de reviver, após o surgimento de um projeto com a finalidade de revitalizar e restaurar o centro histórico de São Luís.
Quando falamos em Reviver ou “Revis” como é conhecido pelos jovens, não podemos deixar de mencionar a famosa escadaria, localizada na Praça Nauro Machado, e onde todas as sextas vira o local de encontro de muitos jovens principalmente universitários. Que é o caso da Mayra Abraão, de 19 anos, estudante de recursos humanos. “A escadaria é o ponto de encontro da galera, pois o reviver é muito grande e toda a sexta-feira fica difícil conseguir encontrar alguém no meio da multidão, pois sempre vem muita gente pra cá.”
As tribos que frequentam o Centro Histórico vão desde a comunidade regueira, roqueiros, passando também pela comunidade GLBTQI, sendo que a maioria das casas noturnas voltada para esse público se localiza lá.
O local também recebe jovens e adultos de todas as idades, seja para um passeio a dois, ou até mesmo para relaxar ouvindo um bom MPB, a exemplo disso, temos o Senzala Bar, que hoje é o um dos únicos bares que oferece esse serviço.
A galera do rock também te seu espaço bem aceito e respeitado, é muito comum observar punks, góticos e simpatizantes do gênero passeando pelo lugar, Lucas Caldas, de 22 anos, frequenta o local sempre que pode, para ele é um momento de encontrar os amigos, e como ele mesmo diz é um momento de ouvir aquele “rock pauleira” e brincar com os amigos, “para mim é um dos momentos mais divertidos da semana, sendo que trabalho muito e quase não tenho tempo de vir aqui”.
A cultura maranhense, parte principal do Reviver e que chama atenção de maranhenses e turistas tem palco e plateia garantida à sua espera, manifestações como o tambor de crioula, que é uma das fortes culturas na capital maranhense, causa impacto pelo gingado das coreiras e o som marcante de seus tambores.
A manifestação que é um tesouro cultural do Maranhão acontece com frequência em locais como a Praça São Benedito, e Mercado das Tulhas atraindo a todos que passam pelo local para ver a beleza da manifestação.
Dona Maria do Carmo, de 42 anos, vem sempre que pode a São Luís, para ela e uma das manifestações mais belas de nossa cultura “gosto muito de tambor de crioula, eu gostaria de vir mais vezes a São Luís. Pois na minha cidade não é muito comum observar a dança.”.
“O movimento cultural diversificado do reviver se tornou um dos principais pontos turísticos da capital” é o que afirma Anna Diniz, de 24 anos, para ela, o Reviver é um lugar para demonstração de arte popular e dá ao seu público a oportunidade de conhecer diversos ritmos. Pois, quando você entra em um beco já é possível ouvir um reggae, em outro já é possível ouvir uma seresta e conclui “ é preciso também abrir um parêntese para falar do público LGBTQI, pois lá você tem segurança para ser quem é e pode expressar sua individualidade. ”