Carnaval 2019

São Luís: Cadeia turística aquecida. Ocupação chega a 75%

Crescimento reflete série de ações realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo para fomentar o turismo na capital visando a geração de emprego e renda

Reprodução

Durante o ano de 2018, diversos meios de comunicação brasileiros apontaram São Luís como um destino tendência para 2019. Já no Carnaval, é possível perceber que os dados deste ano mostram-se animadores para a área da hotelaria, com o crescimento de 22 pontos percentuais em relação a 2018. Esses são os dados do Observatório do Turismo do Maranhão, apontados em pesquisa realizada em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, sobre a ocupação durante o Carnaval.

Os dados fornecidos por 24 empreendimentos hoteleiros nas mais diversas localidades de São Luís mostram que a taxa média para o período que compreende de 2 a 6 de março está em 73,41%. No mesmo período, em 2018, foi realizada a mesma pesquisa, e a taxa foi de 50,95%, ou seja, um aumento de mais de 22 pontos percentuais.

Os dados do início do ano, em uma das principais festas de São Luís, São animadores para a área do turismo. “A gestão do prefeito Edivaldo continuará trabalhando na área do turismo em diversas frentes, tanto dentro de São Luís como em outras cidades do Brasil, a fim de atrair cada vez mais pessoas para a capital maranhense”, explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O estudo também indica as principais áreas procuradas neste período do feriado do carnaval para se hospedar: Ponta d’Areia (81%), seguido do Calhau/Litorânea (80%), Olho d´Água (67%), Centro Histórico (62,5%) e Lagoa (50%).

O professor doutor Saulo Ribeiro dos Santos, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, explica que monitorar, acompanhar e medir as taxas de ocupação hoteleira em períodos festivos e/ou feriados são fundamentais para compreender a busca pelo destino em determinadas épocas do ano. “Nós realizamos pesquisas durante o ano inteiro para sabermos a evolução da área. É um trabalho ininterrupto”, ressalta o professor.

Na principal plataforma online de reserva utilizada pelos turistas que visitam São Luís, o Booking, constatou-se que 47% dos estabelecimentos já se encontram reservados para o período do carnaval. “Essas pessoas, que chegam na cidade, se hospedam nos estabelecimentos, consomem nossos produtos e aproveitam o carnaval, acabam, por consequência, aquecendo a economia local, contribuindo para tornar o turismo uma atividade ainda mais lucrativa para a capital maranhense”, complementa a Socorro Araújo.

Outro dado relevante é o valor da diária média de 26 empreendimentos hoteleiros pesquisados em São Luís no ano de 2018, que ficou em R$ 163,77, enquanto a média brasileira em 2017 foi de R$ 228,00, conforme estudo realizado pela empresa de consultoria JLL Hotels & Hospitality Group. Ou seja, a capital do Maranhão continua sendo um destino barato no Brasil no quesito hospedagem, fator que pode contribuir para atrair uma quantidade maior de turistas para a cidade.

“O aeroporto de São Luís também registrou crescimento na comparação entre os meses de janeiro de 2018 para 2019, com um aumento de 1,54% no desembarque de passageiros. Para os meses de fevereiro e março, espera-se também um aumento entre 2% e 3%”, afirmam o professor Dr. Saulo Ribeiro dos Santos e os pesquisadores Mariana Antônia dos Santos e Everaldo Almeida Coelho, do Observatório do Turismo do Maranhão.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS