Quais os direitos de vítimas de uma enchente?
As chuvas dos últimos dias causaram danos graves, deixando a população desamparada

Foto: Reprodução
Nos últimos dias da semana passada a população de São Luís vem sofrendo com a chuva e os danos causados pela enchente, muitas pessoas tiveram suas casas inundadas e sofreu a perda de vários eletrodomésticos, moveis, carros etc. Por conta desses transtornos a Defensoria Pública do Maranhão vai realizar uma força-tarefa de atendimento as vítimas, os profissionais da área civil, moradia e consumidor estão reunidos o dia todo para atender as vítimas dos desmoronamentos na sede da Defensoria. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informou que já foram acionadas várias equipes operacionais para atender todas as ocorrências nas últimas horas.
Essas vítimas de enchentes e deslizamentos, em alguns casos, podem pedir reparo com indenização através do poder público, uma vez que o cidadão paga impostos para que o mesmo faça o desassoreamento de córregos, desentupimento das galerias da rede pluvial, limpeza de bueiros, etc. No entanto, o cidadão deve também cumprir sua parte, evitando violar à cidadania.
Para recorrer à indenização é importante provas dos prejuízos e seguir as medidas:
- Tirar foto do local onde ocorreram os danos
- Reunir o maior número possível de reportagens sobre a notícia
- Registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia
- Levantamento dos danos e três orçamentos
- Endereço e nome das testemunhas
Quem não tem o bem segurado terá de arcar com o prejuízo todo antes de exigir indenização. Para pessoas com poucos recursos é possível recorrer à Defensoria Pública do Estado. Para quem tem carros segurados é importante orientar-se com a seguradora antes de tomar alguma atitude por conta própria, pois agindo por si pode haver o risco de o veículo não conseguir a cobertura.