Facilidade

IPVA 2019 pode ser pago nos caixas do Banco do Brasil e via WhatsApp

Acordo do Detran com o BB aumenta as possibilidades de pagamento do imposto juntamente com as taxas; prazo termina no dia 31 de maio

Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) comunica que, até o dia 31 de maio de 2019, o Banco do Brasil estará recebendo nos caixas de atendimento, os títulos de pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e demais taxas.

O acordo do Governo do Estado com Banco do Brasil garantirá aos usuários a opção de realizar o pagamento dos títulos correlacionados ao licenciamento de veículos do ano de 2019 diretamente nos caixas de agências e postos do referido banco, até o dia 31 de maio.

O acordo com o BB foi uma ação conjunta entre o Detran-MA, Secretaria da Fazenda do Maranhão (Sefaz) e Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan) que vem atender a solicitação dos proprietários dos veículos.

WhatsApp

Mais uma transação passa a fazer parte dos serviços de atendimento a clientes do Banco do Brasil no Maranhão via WhatsApp: o pagamento de IPVA e taxas Detran. Agora é possível efetuar a operação no aplicativo de mensagens instantâneas, informando apenas alguns dados, como o Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário. Para utilizar o WhatsApp como um canal de atendimento, o cliente deve ter cadastrado o telefone do BB em seus contatos – 61 4004-0001.

Além do Maranhão, os estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal também estão contemplados com a novidade. A nova transação estará disponível para pagamentos de débitos de veículos dos demais estados à medida que adequarem seus sistemas à nova tecnologia, que permite integração com o WhatsApp e melhor experiência do usuário.

O atendimento pelo Whatsapp foi lançado para todos os clientes em setembro de 2018, com 14 transações. Em dezembro, o BB foi o primeiro banco a permitir saque pelo WhatsApp. Hoje, com mais essa solução, já são 16 transações que podem ser realizadas pelo aplicativo:

– Código IBAN;
– Rastreio de cartão;
– Consulta limite de cartão;
– Desbloqueio de plástico;
– Extrato/Fatura do cartão;
– Extrato da conta corrente;
– Extrato da conta poupança;
– Extrato de fundos de investimento;
– Saldo da conta corrente;
– Saldo da conta poupança;
– Recarga de celular;
– Recarga de Bilhete Único;
– Transferência entre contas BB;
– Pagar e Receber;
– Saque sem cartão;
– Pagamento de IPVA.

Em menos de quatro meses, desde o seu lançamento para todos os clientes BB, foram realizadas mais de 100 mil transações (financeiras e consultas) pelos clientes do BB via WhatsApp.

Segurança

A solução alia o uso da inteligência artificial, com a prontidão do chatbot e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Para acessar o Banco do Brasil no WhatsApp, é necessário salvar o telefone [55] 61 4004 0001 no celular e iniciar uma conversa.

Quando um serviço de informações, como solicitar um extrato de conta corrente, for solicitado pelo cliente, um código de confirmação será enviado pelo Banco via push ou SMS. Para as outras transações, os clientes também deverão digitar sua senha. Depois, o cliente receberá uma resposta confirmando a transação, tudo em texto. Se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB.

Chatbot

Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza o Watson da IBM, uma solução em inteligência cognitiva, para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes. Em agosto de 2017, a poderosa nova tecnologia também começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos clientes no Facebook Messenger. O assistente virtual responde usando uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuários. Após o lançamento do seu Assistente Virtual, o Banco do Brasil aumentou 71% suas interações com os clientes via mídias sociais.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias