Carnaval 2019

“Festa enraizada no coração do povo”, diz governador Flávio Dino

Os espaços de folia receberam melhorias como capina, recolhimento de lixo e pintura, manutenção e ações na iluminação e instalações elétricas para garantir a harmonia das apresentações, passagem dos trios e do público

Reprodução

“O carnaval é uma festa profundamente enraizada no coração do povo do Brasil e do Maranhão, cabe-nos prover as condições para que os nossos artistas, nossos grupos culturais façam as suas apresentações, transmitam e gerem alegria para as centenas de milhares de pessoas que participarão dos vários circuitos aqui na capital e também em cidades do interior do Maranhão”, destacou o governador.

Os espaços de folia receberam melhorias como capina, recolhimento de lixo e pintura, manutenção e ações na iluminação e instalações elétricas para garantir a harmonia das apresentações, passagem dos trios e do público.

Uma arquibancada foi montada em frente à Reffsa para garantir conforto para os foliões e turistas.

De acordo com o governador, os grupos culturais do Maranhão farão um belíssimo carnaval em São Luís, que, ano a ano, vem crescendo e se consolidando. “ Tando o circuito da Beira-Mar, onde teremos apresentação dos trios, blocos de trio, que inclusive vão receber, em um saudável intercâmbio, convidados de outros estados também, outras formações musicais e culturais, como também na Madre Deus, que é um ponto muito importante, da Madre Deus, Ceprama e a Passarela do Samba  teremos belos espetaculo”, realçou.

O secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, informou que a estrutura está toda pronta para receber o folião. “Estamos com uma felicidade enorme em contribuir para a economia criativa do Maranhão, com a cultura. Então serão vários dias de festa com muita alegria, segurança e planejamento, fizemos a vistoria final e agora esperamos que o folião e o turista cheguem para curtir essa grande festa”, ressaltou.

Segurança

Quem também participou da vistoria final ao lado do governador Flávio Dino foi o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela. Ele já havia feito uma inspeção final para acertar os últimos detalhes do policiamento na noite de ontem.Ao todo, serão mais de mil profissionais, barreiras e supervisionamento ostensivo dos circuitos e do entorno para garantir a segurança dos brincantes. Ele explicou que o perímetro de atuação das Forças de Segurança será maior.

“Nós teremos a cavalaria e motociclistas fazendo a segurança do entorno. Ou seja, mais afastado da área do carnaval teremos pessoas estacionando e nesses locais teremos a ronda da cavalaria e dos motociclistas”, explicou.“Além do fechamento para revista de todos os pontos de acesso, as escadarias da praça Gonçalves Dias serão fechadas, o acesso será só pelas ruas, e em cada rua nós teremos barreiras com cerca de segurança para que só entre no circuito de carnaval a pessoa após ser revistada. Isso será garantido e temos um acréscimo de pessoal, que são os novos policiais, inclusive os nossos cadetes da PM vão fazer a segurança na avenida de todos aqueles que tiverem acompanhando as brincadeiras e os trios elétricos”, completou o secretário.

Carnaval de Todos

Flávio Dino enfatizou que o Carnaval do Maranhão abrange todas as formas de cultura. “Nós também estamos apoiando a semana de retiros culturais para a juventude evangélica que começa também hoje e vai até quarta-feira, quando haverá um show na Praça Maria Aragão. De modo que todos os públicos estão representados”, frisou.

Flávio Dino convidou todos para participarem do carnaval. “Com espírito de alegria, de paz, de fraternidade, sem assédio, sem violência, porque essa é a parte da sociedade. Ao governo compete garantir a estrutura, os grupos culturais, o policiamento. Essa parte está garantida. Agora é muito importante que o povo geral, os brincantes, os foliões nos ajudem com a segurança, porque isso depende também da sociedade, do espírito de cada um, sem briga, sem nada desse tipo”, sublinhou.

Ela ainda deixou uma importante mensagem: “Se beber, não dirija. É muito importante também essa mensagem para garantir integridade física e a vida de toda a população, quer quem participe do carnaval, quer quem não participe diretamente. E claro a minha homenagem aos grupos culturais do Maranhão que tenho certeza que farão um belíssimo carnaval”, finalizou o governador.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS