CONSUMIDOR

Fazer compras ou quitar dívidas?

Enquanto alguns vão aproveitar as promoções e descontos oferecidos pelo comércio, outros buscam formas para negociar suas dívidas e sair do vermelho

Foto: Reprodução

Nesta semana, pelo Dia Mundial do Consumidor, 15, muitas lojas e empresas estão anunciando descontos, promoções, facilidades para atrair a atenção do consumidor para as compras nesse dia. Mas gestores e especialistas no assunto destacam que a criação do dia vai muito além do consumo. É preciso ficar atento a direitos e deveres na relação de consumo.

Segundo a presidente do  Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Karen Barros, o órgão vai na contramão do que está sendo divulgado para esse dia, oferecendo ao público a possibilidade de se livrar das dívidas com uma semana dedicada ao consumidor. “Tradicionalmente oferecemos ao público que está endividado um balcão de negociação, orientando e auxiliando o consumidor para que ele tenha uma vida financeira tranquila. Essa é quinta edição e reforçamos aos consumidores a importância do consumo consciente, além de intermediar as negociações”, diz a presidente.

Foto: Reprodução

A 5ª Semana de Prevenção e Combate ao Superendividamento vai até o dia 16 (sábado), das 10h às 20h, e está acontecendo na unidade Viva/Procon do Shopping da Ilha, em São Luís, e em algumas unidades do órgão no estado.

De segunda-feira até quinta-feira pela manhã,  cerca de 500 consumidores já haviam sido atendidos somente para tratar negociação de dívidas. As empresas mais demandadas estão sendo Cemar, Caema, bancos e telefonia. Para negociar dívidas, o consumidor deve levar documentos com o valor do seu débito, além de RG, CPF, comprovante de residência e uma proposta de parcelamento confortável para o bolso do consumidor. “Tem gente que chega aqui com dívida em 10 cartões. Então além dele ter a oportunidade de negociar a dívida, ele ainda sai com dicas e orientações sobre como fazer uma gestão orçamentária, como se planejar para não ficar tão endividado”, diz Karen Barros. Além de realizar a Semana em março, o Procon realiza outra edição da ação no mês de setembro.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias