Quando compensa utilizar o Etanol no seu carro?
Apesar do ganho de potência, o etanol apresenta uma autonomia menor que a gasolina. Mas é preciso entender as diferenças entre os combustíveis para fazer a escolha que melhor beneficie seu bolso.

Como calcular o consumo do etanol ou gasolina?
Calcular o consumo do etanol ou da gasolina é da mesma maneira. Em carros com computador de bordo, é mais fácil saber, pois eles apontam quantos quilômetros por litro (km/l) o carro está rendendo.
Em alguns modelos importados não é tão simples, pois eles exibem o consumo em litros consumidos a cada 100 km rodados (l/100 km). Neste caso, é necessário fazer uma conta rápida para calcular o consumo. Dividir a distância pela quantidade de combustível gasto. Por exemplo, um automóvel que faz 11 l/100 km tem uma média de 9,09 km/l (100/11 = 9,9).
Quando o automóvel não tem computador de bordo, também é possível calcular. Complete o tanque e zere o hodômetro parcial (ou anote o número exato do hodômetro total). Após rodar a distância que for conveniente, o tanque deve ser completado. Depois, basta dividir a quantidade de litros abastecidos pela quilometragem. Repita essa operação três vezes para obter uma média confiável.
Confira mais na próxima página