FROTA RENOVADA

Sistema de Transporte ganha novos ônibus

Com a inclusão de novos veículos, São Luís conta agora com 643 ônibus renovados desde o início da gestão do prefeito, sendo 280 veículos totalmente climatizados

NOVOS ÔNIBUS CLIMATIZADOS SÃO INSERIDOS AO SISTEMA DE TRANSPORTE DA CAPITAL

Com a inserção de novos ônibus climatizados ao sistema de transporte urbano da capital, nesta terça-feira (5), a Prefeitura de São Luís chega a quase 80% de renovação da frota circulante da capital, como parte do projeto de melhoria e reestruturação do sistema de transporte urbano implementado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Com a inclusão de mais cinco novos veículos, São Luís conta agora 280 veículos totalmente climatizados e com acessibilidade para pessoas com deficiência e ainda 21 articulados.

Somente no segundo semestre de 2018 foram incluídos 45 veículos novos ao sistema. Os novos ônibus vão atender às linhas de bairros da região Itaqui-Bacanga, entre eles estão a Vila Embratel, Vila Nova, Parque dos Nobres, Residencial Paraíso e Ilha da Paz.

“Com a disponibilização de mais esses veículos novos, prosseguimos com o trabalho de melhoria e reformulação do sistema de transporte urbano da capital, que é uma das prioridades do prefeito Edivaldo desde que assumiu o governo municipal. A cada passo que damos nesse grande projeto de reestruturação do sistema, que se desencadeou no início da atual gestão e se fortaleceu com a realização da licitação transporte público, contabilizamos avanços significativos na área, beneficiando enormemente a população que faz uso do serviço”, observou o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

FROTA

Com as melhorias implementadas no sistema de transporte, a Prefeitura conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Antes da implantação do projeto de modernização do transporte urbano, o sistema chegou a ter veículos com até 20 anos circulando pela cidade.

A renovação da frota de ônibus da capital é parte do programa de reestruturação do sistema de transporte urbano de São Luís, que contempla ainda medidas como a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial, evitando assim as fraudes que prejudicavam o sistema; a bilhetagem eletrônica com recarga embarcada; o bilhete único; o cartão criança e instalação de GPS em 100% da frota.

Além de proporcionar melhorias ao serviço de transporte e mais comodidades aos passageiros, o sistema também propiciou mais qualidade aos trabalhadores da área. O motorista de ônibus Raimundo Ramos relata que as melhorias foram significativas para garantir melhor qualidade ao trabalho da categoria. “O sistema está renovado e podemos dizer que vivemos tempos melhores no exercício do nosso ofício. Os ônibus hoje são muito mais equipados e nos proporcionam dispositivos que nos garantem mais conforto e melhor controle do veículo”, disse o motorista.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS