ACESSIBILIDADE E FOLIA

Projeto Travessia ganha bloco de Carnaval e se apresentará na Passarela do Samba

O grande destaque da comemoração foi o lançamento do Bloco do Travessia, que a partir deste ano fará parte da programação oficial dos festejos carnavalescos em São Luís.

Travessia faz 3 anos e ganha bloco de Carnaval.

Foi com muita alegria e em ritmo de carnaval que o Serviço Travessia, projeto do Governo do Estado que oferece condições de mobilidade com segurança e conforto a pessoas com mobilidade reduzida, comemorou nesta segunda-feira (28) três anos de pleno funcionamento.

Para celebrar o terceiro aniversário do projeto – que dá oportunidade a cadeirantes, deficientes visuais, idosos e crianças com hidro e microcefalia se deslocarem a trabalho, estudo, tratamento de saúde e para atividades de lazer –, foi preparada uma série de atividades na Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís.

O grande destaque da comemoração foi o lançamento do Bloco do Travessia, que a partir deste ano fará parte da programação oficial dos festejos carnavalescos em São Luís. Para o Carnaval 2019, o Bloco do Travessia tem apresentações agendadas na Passarela do Samba e no Carnaval de Rua promovido pelo Governo do Maranhão.

“Nós iremos participar de toda a programação do Carnaval. Nosso intuito é cada vez mais crescer esse grupo”, afirmou Cricielle Muniz, coordenadora estadual do Travessia.

Muitos usuários do programa já confirmaram presença no bloco e ressaltaram a importância do Travessia no dia a dia. “Foi um projeto para mudar a vida das pessoas. Hoje posso trabalhar sem a preocupação de ser perto da minha casa. Além de trabalhar, eu consigo fazer uma faculdade. Para mim, deu autonomia de vida”, contou Erlon de Azevedo, que usa o serviço há dois anos e meio.

Direito de ir aonde quiser

O Travessia é coordenado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). O presidente da agência, Lawrence Melo, disse que, com o serviço, “as pessoas têm livre acesso a todas as demandas inerentes à vida de qualquer cidadão: trabalho, educação, saúde e lazer, por exemplo. As pessoas podem se cadastrar no Travessia e chegar aonde bem quer, aonde bem entende”.

Nestes três anos de funcionamento, mais de 68 mil viagens foram realizadas. O serviço está presente em 20 municípios, sendo nove bases regionais. Atualmente o Travessia conta com estrutura de vans e minivans adaptadas e climatizadas. Uma delas é dedicada a atender crianças com microcefalia.

“Esse projeto faz que as pessoas possam ter o direito de participar da sociedade. Dá respeito e visibilidade, porque nós somos visíveis”, afirmou Liane Sousa, representante do Fórum Maranhense das Entidades das Pessoas com Deficiência e mãe do Carlos Eduardo, Dudu, usuário do serviço.

“O governo nos ouviu, e isso dá o direito de a gente fazer o que sente. Me lembro que o Travessia foi uma das primeiras ações do governo Flávio Dino. Ouvir a gente significa que fazemos parte da construção da sociedade”, acrescentou.

Lazer

No lazer, o programa se destaca com um conjunto de opções para os beneficiários. O Travessia na Praia funciona todos os domingos, das 8h às 12h, na Praia de São Marcos, com cadeiras totalmente adaptadas para banho. O Travessia no Cinema oferece um sábado de lazer com direito a filme, pipoca e refrigerante – tudo gratuito e escolhido pelos atendidos – em um shopping de São Luís.

Agora, o Bloco do Travessia se incorpora ao Travessia na Folia, realizado em épocas de festividades como Carnaval e São João, que tem horário estendido para possibilitar momentos de descontração e brincadeira.

O Travessia possui centrais de atendimento em nove cidades, incluindo a capital, alcançando um total de 28 municípios maranhenses. São contemplados pelo serviço a Região Metropolitana de São Luís, Imperatriz e cidades da Região Tocantina, Caxias, Timon, Pinheiro, Santa Luzia do Paruá, Bacabal e Presidente Dutra.

Além da ampliação do atendimento a crianças com deficiência em neurodesenvolvimento, a ação promove ainda o Travessia Melhor Idade com foco na pessoa idosa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias