MORMAÇO

Por que chove e faz muito calor na Ilha?

Localizada perto da linha do Equador, São Luís recebe a mesma radiação solar praticamente ao longo do ano, estabelecendo apenas duas estações: seca e chuvosa

ANTES DO NASCER DO SOL, TEMPERATURA FICA MAIS BAIXA, MAS DEPOIS ESQUENTA

Você também percebeu que ontem o dia amanheceu com a temperatura um pouco mais amena? Com a temperatura variando entre 21 a 24° por volta de 5h da manhã, isso só foi possível porque, antes que o sol nascesse, a chuva apareceu. Mas por que será que mesmo quando está chovendo faz calor na capital? Conversamos com o meteorologista Gunter de Azevedo Reschke, chefe do Laboratório de Meteorologia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), sobre esses e outros assuntos. A chuva observada nesses primeiros dias de fevereiro, conforme as duas estações do NuGeo (Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão)  foi de  125 mm (42%), na Uema; e  190mm (50%) na estação do Bacanga. A média histórica para o mês com base em mais de 30 anos é de 373mm, portanto, segundo o meteorologista, está dentro da normalidade.

Em São Luís, a hora do dia com as temperaturas mais baixa é às 5h. Já a mais alta é às 14h.  A mínima fica entre 21 e 25 graus e a máxima de 31 a 33 graus.  Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1971 a menor temperatura registrada em São Luís foi de 17,9 °C em 26 de março de 1987. “Ontem choveu e o tempo ficou mais frio porque foi nas primeiras horas da manhã. Mas foi uma chuva rápida que se dissipou logo e os raios solares foram chegando, aquecendo, acontecendo o que chamamos de ‘calor sensível’, que é essa parcela de radiação solar que é utilizada para aquecer o nosso ar, aqui próximo da superfície terrestre. Às vezes temos uma variação de 2 a 3 graus tanto para as temperaturas mais altas, quanto mais baixas, mas para quem está acostumada com esse clima em São Luís, faz toda a diferença. Mas em São Luís a mínima nunca é inferior a 20 graus. Temos apenas duas estações: chuvosa e seca. Estamos perto da linha do Equador e recebemos a mesma radiação praticamente ao longo do ano todo”, lembra Gunter.

Acontece que às vezes temos uma manhã de sol, e no início da noite começa a nublar, mas mesmo assim a temperatura é alta. Segundo Gunter, esse “mormaço” ocorre porque os raios solares que chegaram a superfície durante o dia voltam à noite para a atmosfera em forma de onda longa. “Acontece que quando esses raios estão voltando (radiação terrestre, sai da terra e vai para o espaço), uma parte é absorvida pelas nuvens e a outra é contra, radiada para a atmosfera de novo, deixando a noite ‘abafada’.

Todo o Maranhão está no período chuvoso. Em São Luís, as primeiras chuvas começaram a cair ainda em dezembro. Nos meses de fevereiro a maio, a zona de convergência intertropical fica mais ativa no município, caracterizando o período chuvoso. Para esta terça-feira, a meteorologia prevê pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura mínima é de 24 e a máxima de 31 graus.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias