SOLIDARIEDADE ANIMAL

Cães de ruas e abandonados de São Luís terão almoço especial

Ação social em prol dos animais sem donos e que circulam pelas ruas e becos do Centro da cidade, acontecerá na segunda-feira (11). População pode doar a ração que será servida aos cães de rua como pagamento de promessa a São Lázaro.

Reprodução

Os cachorros abandonados da ilha que circulam as ruas do Centro receberão o devido respeito e atenção. Na próxima segunda-feira (11), acontecerá uma ação social em prol dos animais, idealizada pelo coreógrafo, bailarino e ativista Henrique Serra.

Segundo Henrique Serra, há quatro anos, ele e um grupo de amigos distribuem comida para o cães, como forma de pagamento a uma promessa à São Lázaro, que é o protetor dos cachorros.

Em entrevista a O Imparcial, Henrique Serra explicou, que é bastante comum as pessoas que são devotas do santo fazer almoços para os cães como forma de agradecimento a graça alcançada. “Por conta do sincretismo religioso a maioria dos terreiros de umbanda festeja São Lázaro, que é o orixá Obaluayê, que é o senhor das doenças contagiosas. Ele está ligado simbolicamente ao mundo dos mortos, responsável pela terra e pela evolução dos seres.  Obaluayê também é conhecido como o senhor da cura e das doenças, especialmente as epidêmicas. Por isso, ele é tão temido”, disse Henque Serra.

A concentração da ação social começa a partir das 10h30 em frente a casa do próprio Henrique Serra, localizada na Rua Estrela, em frente a Escola da Música do Muranhão “Lilah Lisboa”, no prédio onde funcionou a antiga Boate Prensa, no Centro Histórico.  “Quem quiser ajudar é só levar sacos de ração e garrafas de água mineral para distribuirmos para estes animais que não recebem nenhum tipo de cuidado. O importante é somarmos para realizar esta ação em prol desses cachorros, os quais julgamos ser inferiores a nós”, ressaltou Henroque Serra, que além de defensor de animais em situação de vulnerabilidade está realizando uma campanha contra a criação e o tráfico de animais silvestres na capital e no interior do estado.

Para mais informações sobre a ação social basta ligar no 98837 – 8530.

Sobre São Lázaro

São Lázaro foi discípulo e amigo pessoalde Jesus. Era irmão de duas mulheres que se tornaram conhecidas pelos Evangelhos: Marta e de Maria. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, em suas andanças missionárias, anunciando o Reino de Deus, sempre ia se hospedar na casa de Lázaro. O nome Lázaro vem do grego. Em hebraico seria Eleazar, e quer dizer “Deus ajudou”. Lázaro foi um personagem especial na Bíblia, pois é a única pessoa por quem Jesus chora no Novo Testamento. Lázaro foi ressuscitado por Jesus após a sua morte, a pedido de Marta, sua irmã, que foi inabalável na fé. Lázaro já estava cheirando mal. Já fazia quatro dias que estava sepultado, quando Jesus chegou para chamar-lhe à vida novamente. Foi um dos maiores milagres de Jesus. Trata-se do último grande “sinal” realizado por Jesus, depois do qual os sumos sacerdotes reuniram o Sinédrio e decidiram matá-lo; e decidiram matar também o próprio Lázaro, que era a prova viva da divindade de Cristo, Senhor da vida e vencedor da morte.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias