ABONO SALARIAL

Tudo o que você precisa saber sobre o PIS 2019

O Imparcial resume em um só lugar informações sobre calendário, tabela, consultas e pagamentos do Abono Salarial deste ano

O ano virou e só o que aparece são contas para pagar. Mas algumas pessoas têm direito ao Abono Salarial de 2019. O Programa de Integração Social, o PIS 2019, é um benefício voltado para a classe trabalhadora e tem como objetivo promover a integração do trabalhador com a empresa. É um abono pago anualmente aos trabalhadores que fazem parte do programa da Caixa Econômica Federal.

O Imparcial listou quatro perguntas e respostas sobre o PIS 2019 e seu calendário, tabela, consultas e pagamentos. Assim você não perde este benefício. Confira:

Quem tem direito?

É preciso seguir quatro diretrizes: o trabalhador precisa estar matriculado no Programa de Integração Social por o mínimo cinco anos, deve ter remuneração salarial de até dois salários mínimos mensais, deve ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano-base e ter a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) entregue pelo empregador ao Ministério do Trabalho.

Como consultar?

A Caixa Econômica disponibiliza alguns meios para realizar a consulta ao PIS 2019, seu saldo e a data de pagamento:

  • Telefone: o atendimento da Caixa é pelo número 0800 726 0207. A ligação é gratuita e o serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 10h às 16h.
  • Caixa Eletrônico: você pode fazer a consulta direto no terminal eletrônico do banco. Para isso, basta levar seu cartão cidadão e a senha cadastrada. A saque poderá ser feito no dia da consulta.
  • Internet: acesse aqui. Na página da Caixa, o usuário deverá preencher algumas informações para ter acesso ao seu abono salarial, como inscrição social, senha internet e senha de acesso.

Tá, mas e o calendário?

O calendário PIS 2019 é o meio pelo qual os beneficiários do programa devem se informar à respeito da data de pagamento do benefício. Esse calendário, que muitas vezes é chamado de tabela PIS, é reformulado a cada ano para que as datas não caiam em feriados ou finais de semana. Geralmente o calendário começa em julho e se estende até março do próximo ano.

Vale lembrar que o benefício não é acumulativo, então é importante acompanhar a data de pagamento do abono porque após a data limite, o valor retorna aos cofres públicos.

Veja a seguir as datas de pagamento do PIS 2019 nas agências da Caixa:

Fonte: PIS2019.com.br

Agora confira as datas em que os correntistas da Caixa receberão o benefício:

Fonte: PIS2019.com.br

Como sacar o benefício?

O saque só pode ser feito em unidades da Caixa Econômica Federal, que podem ser agências da Caixa, Correspondente Caixa Aqui e casas lotéricas. Para conseguir sacar o PIS 2019, é preciso apresentar o Cartão Cidadão e senha. Os beneficiários que são correntistas da Caixa poderão receber o valor direto em suas contas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias