ACHADOS E PERDIDOS

Perdeu seus documentos nas festas de ano novo? Eles podem estar nos Correios

Agências dos Correios no Maranhão disponibilizam documentos perdidas para retirada em até 60 dias; serviço de Achados e Perdidos funciona no país inteiro

Objetivo é a diversificação de serviços e a recuperação financeira (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Você conhecia o serviço de Achados e Perdidos dos Correios? Pois é, ele existe há mais de 30 anos e tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Com as festas de fim de ano, é muito comum a perda de identidade, CPF, CNH e diversos outros documentos pessoais.

Para ajudar o cidadão a encontrá-los, os Correios oferecem o serviço de Achados e Perdidos, disponível em todas as agências centrais do país, inclusive no Maranhão. A consulta à relação de documentos disponíveis para retirada pode ser feita em qualquer unidade ou no site dos Correios.

Mensalmente, em todo o Brasil, mais de 20 mil documentos são disponibilizados para retirada, no entanto, apenas 3% deles são procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais são remetidos ao órgão emissor.

Aqueles que encontrarem documentos de terceiros podem depositá-los no guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta. Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias.

Para retirar o documento perdido, o cidadão deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma tarifa de R$ 5,70. Documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.

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