INFRAESTRUTURA

Obra de ampliação da Litorânea avança em São Luís

BRT entre cidades da Grande Ilha deve diminuir tempo de viagens em até 40 minutos

Reprodução

O prolongamento da Avenida Litorânea, na capital ludovicense, para instalação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) é uma das maiores obras de mobilidade urbana intermunicipal do Maranhão. É um trecho de quase 2 mil metros de extensão, que vai da altura do Rio Pimenta até a Avenida São Carlos, entre a Avenida Litorânea e a Praia do Olho D’água.

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) iniciou os trabalhos de terraplenagem e aplicação de mantas e pedras de contenção no trecho. A obra é a primeira fase de implantação do sistema de tráfego binário de transporte tipo BRT.

R$ 140 milhões foram investidos na obra com instalação de ações de urbanização, paisagismo, ciclovias, calçadas, estacionamentos e áreas para caminhada numa extensão de 20 km, beneficiando os moradores de São Luís e das cidades de Raposa e Paço do Lumiar.

Com a implantação do BRT, a expectativa é que a viagem dos usuários do serviço de transporte público intermunicipal na Grande Ilha deverá encurtar em mais de 40 minutos. Serão dois Terminais de Integração.

“Nós temos hoje um grande gargalo na MA-201. Mas com a concepção de integração de transportes, os passageiros que utilizam o serviço intermunicipal nesse trecho economizarão no mínimo 20 minutos para ir e 20 minutos para voltar”, disse o presidente da MOB, Lawrence Melo.

Sobre os ônibus, os veículos são biarticulados e contam com tecnologia embarcada. O tráfego se dá por um corredor exclusivo com sistema de semáforos ininterruptos, com sinal sempre verde.

Mais valor para a cidade

A implantação do BRT inclui a requalificação da orla. Além das obras de urbanização e paisagismo, o Governo do Maranhão iniciou o Projeto de Implantação de Barracas Padronizadas para uso de comerciantes na Praia do Araçagi. 

Segundo o governo do estado, a requalificação da Litorânea e a padronização do comércio no Araçagi se unem ao trabalho de despoluição da orla de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias