MARANHÃO

Empresa que revitalizou o Centro Histórico de Recife se reúne com o Governo do Maranhão

Parque tecnológico recuperou diversos edifícios na capital pernambucana, com o objetivo de adequar a infraestrutura dos prédios histpóricos histórios para receber empresas modernas, ao mesmo tempo em que mantém suas características arquitetônicas

Carlos Brandão, governador em exercício, avalia opções para polo tecnológico (Foto: Gilson Teixeira)

O governador em exercício Carlos Brandão (PRB), recebeu no Palácio dos Leões na última terça-feira (8), os fundadores do Porto Digital, parque tecnológico que há 18 anos vem revitalizando prédios históricos em Recife, com o objetivo de adapta-los para receber novas empresas, sem perder suas características arquitetônicas originais. O objetivo do encontro foi discutir modelos semelhantes para colocar em prática no Centro Histórico de São Luís.

“[O encontro] foi muito importante, tivemos a oportunidade de discutir com vários atores que cuidam do patrimônio histórico e do incentivo à ciência e tecnologia, e receber o responsável pela implantação do Porto Digital que revitalizou o Recife, estamos pegando essa experiência para que possamos fazer o nosso desenho definitivo de desenvolvimento”, afirmou Carlos Brandão.

Após a reunião, o fundador e atual conselheiro do Porto Digital, Cláudio Marinho, visitou o Casarão Tech, na Rua da Estrela, e falou da experiência do empreendimento. Além disso, destacou os incentivos realizados pelo Governo do Maranhão para esse objetivo. “Nós fizemos no Recife a escolha por tecnologia digital, e essas escolhas que estão aqui no Casarão Tech estão no bom caminho. São empresas que estão buscando soluções para os problemas de mercado, é fundamental isso”, disse.

Um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, o Porto Digital é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Centro Histórico de Recife, já revitalizou ou restaurou 84 mil m² de prédios históricos tombados pelo Iphan. “Não há nenhuma dúvida de que o esforço tem que ser público-privado, isso está na nossa experiência e na experiência do mundo, a universidade é fundamental, a política governamental e a escolha de um lugar, o Governo do Maranhão está de parabéns, gostei muito”, completou.

Decretos

No último dia 1º, o governador Flávio Dino assinou dois importantes decretos para o desenvolvimento tecnológico no estado. Um deles garante que a administração pública possa contratar empresas que desenvolvem novos produtos, serviços e tecnologia inovadora, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e mais bolsas para desenvolvimento das empresas startups.

Um segundo decreto dispõe sobre a cessão de imóveis públicos para que essas empresas possam se instalar e desenvolver suas atividades na área do Centro Histórico de São Luís, onde funcionará um polo tecnológico.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, comentou as ações do governo. “É o que estamos fazendo ao longo deste um ano do Casarão Tech e dos três pilares do Inova Maranhão, programa que inclui, além do próprio Casarão Tech, o incentivo à inovação através da Fapema e também a aceleração de startups com a Softex, como também o próprio Porto Digital”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias