SÃO LUÍS DO MARANHÃO

É dia de viver a feira nos bairros de São Luís

Hábito de ir à feira, escolher produtos, comparar preços, conversar com feirantes e encontrar vizinhos são características da capital maranhense e cada vez está mais presente nos espaços públicos

Reprodução

Entre barracas, produtos, vendedores e clientes, as feiras livres de São Luís vão cada vez mais se fortalecendo. Há 30 anos, de  terça-feira a domingo, em vários bairros da capital, é possível encontrar produtos que vão desde alimentos, hortifrutigranjeiros, plantas, decoração, culinária típica a preços acessíveis. Na última terça-feira, moradores do Calhau receberam uma edição do projeto Feirinha no Shopping, no estacionamento do  Golden Shopping.

“Achei uma boa novidade essa. Não estava sabendo, mas gostei muito. Comprei algumas coisas e os preços são muito bons”, disse a vendedora Penha Lúcia Silva. A Feira Livre aconteceu no estacionamento externo e teve como diferencial  a apresentação de grupos musicais de samba, choro e pagode. A Feira contempla mais de 60 expositores com artigos variados, produtos alimentícios, gastronomia maranhense e cervejaria artesanal.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Essa feira já acontecia em outro shopping da capital. A ideia, segundo a Secretaria, é atrair aquele perfil de cliente que está fazendo compra no shopping e não tem costume de ir às feirinhas de bairro. No espaço são comercializados produtos hortifrutigranjeiro, artesanato, flores tropicais e lanches, e há apresentações de atrações da cultura local.

Nos bairros

“Para quem busca produto fresquinho e qualidade, direto de revendedores e produtores rurais, e, por isso, com preço bom, o lugar é aqui”, diz o feirante José de Ribamar Silva, na função há quase 30 anos.

As feiras funcionam em um dia fixo em diversos bairros de São Luís. Na Cohab, terça-feira; no Vinhais, quarta-feira; na Praia Grande, quinta-feira;  no Renascença, sexta-feira; Planalto Anil, sexta-feira. Em outros bairros existem também as feirinhas fixas, que acontecem todos os sábados, das 7 às 13h, a exemplo do Bequimão, Madre Deus, Turu, Angelim, Vila Lobão.

Feirinha São Luís

Sucesso de público, a Feirinha São Luís, que acontece aos domingos na Praça Benedito Leite, se consolidou como espaço de lazer, entretenimento e de consumo.

Diariamente passam por ali centenas de pessoas. Desde que foi implantado, há 1 ano e meio, o programa já recebeu cerca de 315 mil pessoas. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas mais de 400 apresentações culturais. Cerca de 100 barracas são distribuídas pela praça.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias