LICENCIAMENTO

Donos de veículos no Maranhão já podem obter documento digital

A versão digital foi disponibilizada pelo Detran-MA no início deste mês, é gratuita e tem a mesma validade do certificado impresso e pode substituí-la durante abordagem no trânsito

Versão digital de documento do carro está disponível para proprietários de veículos no Maranhão (Foto: Twitter/@MinCidades)

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital está disponível para download e os proprietários de veículos podem ter acesso ao documento no Maranhão. O CRLV é de porte obrigatório e serve de prova e registro de propriedade do carro. A versão digital foi disponibilizada pelo Detran-MA no início deste mês, é gratuita e tem a mesma validade do certificado impresso e pode substituí-la durante abordagem no trânsito.

Segundo o diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, o CRLV digital está disponível para todos os usuários e veio para facilitar a vida dos condutores maranhenses. “Com este documento digital o usuário poderá evitar multas por esquecer o documento em algum outro local, além de evitar questões como roubo ou perda do documento físico”.

“O CRLV digital pode ser compartilhado por até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo, em smartphones diferentes, trazendo praticidade aos condutores”, pontuou.

Pode obter o CRLV Digital quem estiver com o licenciamento do veículo em dias. A ferramenta é compatível com smartphones iOS e Android e disponibiliza o documento batizado de Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também terá a Carteira Nacional de Habilitação digital. Quem possui o aplicativo da CNH Digital não precisa baixar o novo, bastando apenas fazer atualização.

A plataforma promove a integração da CNH digital e possibilita acessar diversos documentos veiculares, a exemplo da carteira de habilitação digital (CNH-e) e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT). Dessa forma, a ferramenta contribui para agilizar procedimentos e reduzir a permanência em filas.

Semelhante à CNH digital, o CRLVe contém todas as informações do documento impresso e um QR code para leitura rápida e informatizada. A nova versão também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital — que tem validade de documento autenticado. Ao baixar o aplicativo deve ser informado o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CRLV digital só pode ser emitidos após quitação de débitos dos tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

A falta do CLRV – impresso ou digital – constitui infração gravíssima e pode gerar multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso esteja com a documentação em dia, mas ainda não recebeu o CRLV, pode solicitar autorização no site do Detran para rodar com o veículo por até 60 dias.

Passo a passo

Quem já possui a CNH Digital:

– Atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.
– Adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no CRV.

Quem não possui a CNH Digital:

– Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store ou Google Play.
– Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
– Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no CRV.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias