FESTEJO

Católicos celebram o glorioso São Sebastião

Igrejas e paróquias do estado participam de festejo dedicado ao santo. Encerramento será dia 20, com programação iniciando de manhã e finalizando com procissão

Reprodução

Para a comunidade católica, fiéis e devotos de São Sebastião,  o mês de janeiro está sendo especial com uma programação litúrgica que se iniciou, em algumas paróquias e igrejas, desde o dia 11.

Na Igreja de São Sebastião, no Cruzeiro do Anil, por exemplo, o festejo chega ao sexto dia com uma programação intensa que começa às 6h da manhã e encerra-se com programação no Largo da Igreja após a missa das 19h30.

Com o tema São Sebastião, jovem soldado fiel a Cristo, a comunidade comemora os 89 anos do Festejo, já se preparando para os 90 anos. Este ano, segundo a Pastoral da Comunicação da Igreja, uma das novidades é a realização da primeira edição da Corrida Rústica do Glorioso São Sebastião, com percurso de aproximadamente 5 km, pelas principais ruas do bairro Cruzeiro do Anil, no dia 19 de janeiro (sábado), às 7h. A inscrição é só até hoje e pode ser aqui.

A idealização é do ator e diretor teatral maranhense Domingos Tourinho e promoção da Igreja São Sebastião, com apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Anil.

“Essa é só uma das novidades. Para o ano que vem, vamos fazer crescer essa corrida e teremos muito mais surpresa para os 90 anos do festejo em nossa comunidade”, assegura Carlos André Lopes, da Pastoral da Comunicação.

Na Igreja do Cruzeiro do Anil, desde o dia 11, está havendo a tradicional alvorada que percorre as ruas do bairro, às 6h, com a imagem do santo em visita a algumas residências. Pelo menos 100 pessoas participam dessa atividade. À noite, às 19h30, quando são realizadas as missas, a igreja fica cheia de fiéis. O paróco Paulo Sérgio e outros padres visitantes comandam as celebrações.

No encerramento dia 20, a primeira missa é às 7h30. Após a celebração tem o café fraterno, quando estão sendo esperadas 400 pessoas. À tarde a missa será às 17h, precedendo  a Procissão Luminosa pelas ruas do bairro.

Além da Igreja de São Sebastião, do Cruzeiro  do Anil, está havendo  programação na Comunidade de São Sebastião do Rio Anil, e Comunidade de São Sebastião do Itapiracó.

Segundo as comissões organizadoras dessas festas, todas as noites as igrejas ficam lotadas para homenagear o santo, que  era um soldado romano  e foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus.

No encerramento do festejo, o ponto alto é a procissão em homenagem ao santo. Na Comunidade do  Itapiracó, por exemplo, o dia começa com alvorada de fogos às 5h30 e às 17h começa a procissão com a saída da Comunidade Santa Rita (Alto do Itapircó). Em seguida, tem a Santa Missa.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS