SAÚDE

Último dia de inscrição para o Programa Mais Médicos

Só no Maranhão, são 446 vagas, a maioria em cidades de extrema pobreza. Contratos serão de três anos, com salários de salário de R$ 11.865,60

(Foto: Reprodução)

Termina nesta sexta-fera, 7, o prazo para as inscrições no Programa Mais Médicos. Estão sendo ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas, antes ocupadas por médicos cubanos. Só no Maranhão, são 446 vagas, a maioria em cidades de extrema pobreza.

A relação de todos os locais para os quais serão destinadas as vagas está no edital. Para os médicos que trabalharão em áreas indígenas, haverá escalas das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), cuja permanência no território poderá ocorrer por períodos de 32 horas semanais – 10, 15 e até 30 dias.

Os profissionais podem se inscrever no site Mais Médicos.

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde. Além do requerimento, o profissional deverá anexar comprovantes de residência no local.

Inicialmente, estão abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país.

Em 2016, houve a decisão de reduzir a participação dos profissionais cubanos no Mais Médicos de 11.400 para 8.332. Segundo o Ministério da Saúde, além dos médicos ativos, também serão substituídos 185 profissionais da cooperação que estavam no período de recesso ou tenham encerrado a participação.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS