SÃO LUÍS

Prefeitura reforça serviços preventivos para o período chuvoso

Para as áreas de risco, a Semusc, por meio da Defesa Civil Municipal elaborou plano de contingência para atender demandas nos locais de ocorrências.

Foto: Reprodução A Baeta

O período chuvoso está chegando e a Prefeitura de São Luís está executando uma série de ações preventivas de monitoramento, limpeza e desobstrução do sistema pluvial da capital com fins a minimizar os riscos à população da capital.

No conjunto de ações está o monitoramento de áreas consideradas de risco, a limpeza com retirada de sedimentos, desobstruções de bueiros e galerias, capina, roçagem e poda de árvores. A manutenção do sistema de trânsito também integra as atividades.

Para as áreas de risco, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal elaborou plano de contingência para atender demandas nos locais de ocorrências. O planejamento envolve secretarias municipais e tem apoio de parceiros como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Exército. Paralelo ao trabalho técnico, a instituição desenvolve atividades educativas junto aos moradores, orientando sobre perigos e como agir em caso de possíveis deslizamentos ou desabamentos.

LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO

Paralelo às ações de monitoramento, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), trabalha na desobstrução e limpeza de bueiros e galerias, com serviço mecanizado e apoio de caminhões hidrojato. Na ação é realizada a retirada de sedimentos – barro, arenosos e matagal. Por ocasião das chuvas, pode ocorrer arrastão de material arenoso para galerias e bueiros, causando obstrução. Os serviços prepararam as áreas em caso de grande volume de chuvas.

Somado às atividades nas áreas mais atingidas com o acúmulo de água, a Prefeitura realiza a limpeza de canteiros em vias públicas de fluxo intenso. Em diversos pontos da cidade, as equipes promovem serviços de capina e roçagem, retirada de mato dos canteiros e outros espaços públicos. Limpeza de praças, fixação de placas, revisão da iluminação pública, podas de árvores, roçagem, capina, análise e avaliação de comprometimento das árvores e ação dos agentes de endemias, também compõem os trabalhos da limpeza urbana.

Entulhos, móveis sem serventia e eletrodomésticos sem uso devem ser levados para um dos 11 Ecopontos da cidade. Por meio de plano de ações da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), o sistema semafórico da capital também recebe manutenção e é monitorado para solução dos problemas identificados.

PREVISÃO

Segundo o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o volume de chuvas registrado até o dia 7 de dezembro foi de 2071,0 mm, sendo que a climatologia prevê um total anual de 2290,0 mm, o que é considerado normal para o período. A previsão do Núcleo é que em dezembro as chuvas alcancem 77,4 mm; e no próximo ano, janeiro registre em torno de 244,2 e fevereiro, 373,0 mm.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS