Mesmo com forte chuva, Prefeitura recolhe 37 toneladas de lixo
O objetivo da ação é promover a sensibilização do público para o cuidado com o meio ambiente, a partir de ações de manutenção pela limpeza das praias
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2018/12/unnamed.jpg)
Foto: Divulgação
A forte chuva na manhã deste sábado, não impediu que a Prefeitura de São Luís reuniu alunos da rede municipal de ensino e voluntários realizassem uma grande ação de limpeza das praias da cidade.
Durante o Dia D de Limpeza de Praia, foi feita a coleta dos resíduos descartados irregularmente na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea. O resultado do trabalho foi o recolhimento de quase 37 toneladas de resíduos descartados irregularmente.
O objetivo da ação é promover a sensibilização do público para o cuidado com o meio ambiente, a partir de ações de manutenção pela limpeza das praias. Esta foi a segunda ação do tipo realizada este ano em São Luís. A primeira ocorreu em setembro em alusão do Dia Mundial da Limpeza, quando foram recolhidas mais de 45 toneladas de lixo descartado irregularmente na orla da capital.
CATAÇÃO
O público começou a concentrar em frente à Casa das Dunas, às 7h30, de onde largaram até a Praça dos Pescadores. Antes da largada o Cidadão Limpeza Cidade Beleza orientou os participantes sobre como deveria ser feita a catação dos resíduos ao longo da faixa de areia. Os participantes também receberam luvas, sacos e protetor solar.
Além da ação dos agentes de limpeza e voluntários, máquinas de remoção somaram na atividade de coleta, fazendo aumentar o volume de resíduos retirados da praia. Participaram da atividade estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e frequentadores da praia.
Ao final, tudo que foi recolhido foi pesado e colocado no Lixômetro para que as pessoas tivessem noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz.