DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Hospital Universitário da UFMA realiza sete transplantes em 72 horas

Dentre eles, a primeira cirurgia de doação de fígado da equipe local, que foi um sucesso

Foto: Ilustração

Nos últimos dias 28, 29 e 30 de novembro, contabilizando 72 horas, o Hospital Universitário (HU) da UFMA realizou sete cirurgias de transplante de órgãos – dentre eles, o primeiro transplante de fígado com sucesso realizado pela equipe do local, que durou sete horas.

No total, a grande operação resultou em três transplantes de rim, dois de córneas, um de tecido ósseo e um de fígado. Desses, cinco foram do mesmo doador e uma foi doação intervivos, quando a cirurgia ocorre com ambos os pacientes vivos.

As cirurgias aconteceram com a presença de cirurgiões do aparelho digestivo, oftamologistas, urologistas, ortopedistas, residentes, anestesiologistas, instrumentadores, circulantes e enfermeiras – uma grande equipe, que deu conta de um procedimento trabalhoso, mas vitorioso.

Oftamologista do HU, Ezon Ferraz espera que esse tipo de trabalho se intensifique. “Esperamos que nas semanas subsequentes a gente consiga bater esse número, sempre pensando em prol do paciente e na qualidade do serviço, para que possamos diminuir a fila de espera”, conta.

A doação de fígado

Diagnosticada com morte encefálica, uma vítima de traumatismo craniado de 28 anos pôde doar o fígado graças à autorização da família. O receptor, que apresentava tumor hepático, havia entrado no Cadastro do Sistema Nacional de Transplantes há dois meses.

A cirurgia contou com a ajuda do médico especialista Eduardo Fernandes, do Rio de Janeiro, e foi um sucesso. O receptor se encontra internado na UTI, em bom estado de recuperação.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS