FISCALIZAÇÃO

Blitz e campanhas educativas devem ser intensificadas no final do ano

Segundo o órgão as medidas visam atividades visam conscientizar motoristas e pedestres sobre as condutas corretas no trânsito e a redução no número de acidentes com vítimas

operação lei seca no maranhão agente de trânsito

Reprodução

Depois do decreto nº 34.089, de 7 de maio de 2018 do Governo do Maranhão, as blitz na região metropolitana deram uma diminuída. O decreto abre um prazo para o motorista regularizar a situação do veículo automotor, caso o licenciamento esteja atrasado. Atualmente, o governo do Estado do Maranhão também abriu a possibilidade de parcelamento e diminuição dos juros para quitação do IPVA, taxas e licenças.

Porém, com a chegada das festas de final de ano, em que a cidade fica em clima festivo, as fiscalizações devem ser intensificada. A reportagem entrou em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e o órgão confirmou que “ações de educação para o Trânsito serão intensificadas durante as festas de fim de ano”.

Segundo o órgão as medidas visam atividades visam conscientizar motoristas e pedestres sobre as condutas corretas no trânsito e a redução no número de acidentes com vítimas em São Luís e todo o Maranhão.

Em Janeiro de 2019, o Detran-MA deve iniciar a campanha “Férias em Trânsito” para também prevenir acidentes e orientar para medidas de boa conduta no trânsito.

Outras operações

O Departamento de Trânsito disse ainda que trabalha em ações, por meio de projetos como “Direção Certa, Mais que um Papo de Bar”, “Condutores do Amanhã”, “Detran-MA Volante”, “Faixa de Pedestre”, “Humanizar”,, “Operação Lei Seca” e nas campanhas permanentes de “Carnaval”.

Prazo para regularizar

Ainda sobre o decreto editado em maio deste ano, o condutor e/ou dono do veículo terá um prazo para regularizar o veículo em caso de licenciamento atrasado.

De acordo com a medida, carros e motos nessas condições não serão apreendidos. Será dado um prazo para o condutor regularizar a situação, mediante recolhimento do último Certificado de Licenciamento Anual. Até que seja feita a regularização, o veículo não pode circular. É uma maneira de reforçar o caráter educativo da fiscalização no trânsito.

Esta medida não vale para abordagens da Polícia Rodoviária Federal, pois se trata de uma esfera de responsabilidade do Governo Federal.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS