Vale promete beneficiar mais de 1300 pessoas até o fim do ano
Com um investimento de R$ 1 milhão de reais, 21 negócios foram iniciados e 26 continuados
Os resultados do balanço de atuação da Vale no Maranhão durante o terceiro trimestre de 2018 foram apresentados na tarde desta quarta-feira, 21, em São Luís do Maranhão. Enfatizando os investimentos sociais, que geram emprego e renda nas comunidades vizinhas à empreendimentos da empresa, a coletiva trouxe o resultado das ações continuadas da Vale entre os meses de julho e setembro.
Com um investimento de R$ 1 milhão de reais, 21 negócios foram iniciados e 26 continuados, os investimentos sociais prometem beneficiar até o fim do ano cerca de 1.300 pessoas em 46 comunidades localizadas em 13 municípios do estado.
O gerente executivo de sustentabilidade da Vale, João Coral, falou sobre a importância da empresa em prestar apoio à esses projetos sociais de grande potencial “A Vale está aliando os projetos de geração trabalho e renda com os projetos sustentáveis, hortas orgânicas, vassouras de inhaúma, são alguns exemplos dos projetos que geram renda, trazem benefícios ambientais, traz oportunidades às pessoas, e a gente se sente realizado em ver projetos que estão se desenvolvendo a cada dia mais” ponderou João.
Os projetos
Os projetos sociais apoiados pela Vale, são aqueles desenvolvidos pelas comunidades próximas ao porto e a Estrada de Ferro Carajás, locais de operação da empresa. Após um diagnóstico socioeconômico feito, é possível identificar as principais demandas da localidade, que variam entre trabalho e renda, educação, saúde e muitos outros.
Inhaúma Sustentável (São Luís) – O projeto Inhaúma Sustentável tem como premissas a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Os participantes transformam garrafas pet em vassouras sustentáveis, gerando renda e colaborando com a preservação ambiental
Gostosuras do Campo (Bacabeira) – Ao todo 15 mulheres geram renda a partir da produção de tortas, biscoitos, canjicas, e outros produtos alimentícios. São vendidos nas feiras da cidade, e sob encomenda, onde o trabalho alternativo gera renda e trabalho pra comunidade.
Para ter um projeto apoiado pela Vale, é necessário procurar o analista sênior de relações com comunidades da Vale, para participar das reuniões oferecidas aos moradores. A Vale oferece capacitação, cursos, acompanhamento anual, até que o projeto ganhe força e consiga se desenvolver cada vez mais.