SÃO LUÍS

Reforço dos agentes de trânsito e frota completa dos ônibus na rua para o segundo dia de Enem

Serão reforçadas ainda as linhas de ônibus Campus/Terminal Praia Grande, Campus/Praça Deodoro, Uema/Ipase e Terminal/BR 135

(Foto: Mauricio Alexandre/Agência São Luís)

A Prefeitura de São Luís mantém o planejamento de apoio para garantia do transporte público em plena operação e totalidade, com fins a atender candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será neste domingo (11), em vários pontos da capital. O número de veículos e de agentes de trânsito será intensificado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). As equipes iniciam os trabalhos a partir das 8h. Ação segue orientação do prefeito Edivaldo.

“Vamos prosseguir com a organização e o modo de operação aplicado no primeiro domingo de provas e que surtiu efeito positivo. Os agentes garantiram o fluxo de veículos nas grandes faixas de tráfego e não houve registros de pontos de congestionamentos que pudessem dificultar o andamento das provas”, pontuou o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.

Barros reforça que a totalidade da frota será mantida, conforme Portaria da Prefeitura, autorizada pelo prefeito Edivaldo, a exemplo do ocorrido na primeira etapa. “Nosso objetivo é favorecer os candidatos para que possam usufruir o transporte público e se deslocar ao seu local de provas sem prejuízos”, enfatiza.

A SMTT vai disponibilizar para domingo um total de 90 agentes de trânsito, um aumento de 33% no contingente, em relação aos dias normais. A estrutura para o monitoramento conta ainda com agentes em 15 motos – para garantir mais agilidade em pontos de difícil acesso, no caso de colisões, bloqueios ou algum acidente – além de 20 viaturas, três guinchos-prancha (para remoção de veículos de pequeno porte) e um guincho grande para reboque de ônibus.

O trabalho dos agentes de trânsito consiste no disciplinamento, monitoramento e orientação a condutores; intervenções em rotatórias, bloqueio de conversões e retornos, liberação de áreas de embarque e desembarque; regularização e orientação de estacionamentos; alteração do sistema semafórico; e ações para garantir a preferencial do fluxo no sentido das instituições de ensino e pontos que serão locais de prova do certame. O plano inclui ainda o incremento no número de agentes de trânsito com deslocamento para vias de maior movimentação durante a prova.

No conjunto de ações está ainda o trabalho das equipes do Centro de Controle de Operações (CCO), sistema de videomonitoramento da SMTT, que terá reforço do sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) em atuação integrada dos dois órgãos.

O sistema CCO permite aos técnicos da SMTT, o acompanhamento da movimentação do trânsito em tempo real pelo GPS nos coletivos e câmeras de monitoramento nas vias. “Assim, as situações que se apresentarem poderão ser identificadas e as medidas tomadas com mais agilidade e eficiência”, pontua o coordenador de Trânsito e Controle de Vias da SMTT, Adriano Medeiros de Sousa.

PONTOS ESTRATÉGICOS

A Prefeitura vai promover as ações nas avenidas de grande fluxo que terão maior movimentação por conta da prova do Enem. Será a Avenida Jerônimo de Albuquerque (elevado da Cohama, rotatória da Cohab); avenidas São Luís Rei de França (Faculdade Pitágoras/Fama) e São Sebastião; cruzamento da Forquilha com Cruzeiro do Anil; cruzamento do Parque Vitória, Posto Natureza; rotatória da Polícia Militar (Calhau); rotatória Avenida dos Holandeses com a Avenida Daniel de La Touche; Ceuma Anil; UNDB; Canto da Fabril; cabeceira da Ponte São Francisco; CEST (Anil); Cintra; e alguns pontos estratégicos no Centro.

Serão reforçadas ainda as linhas de ônibus Campus/Terminal Praia Grande, Campus/Praça Deodoro, Uema/Ipase e Terminal/BR 135, garantindo assim o deslocamento dos candidatos. Seguindo determinação da Prefeitura, as empresas do sistema de transporte urbano da capital devem operar nas faixas de horários das 7h às 11h e das 14h às 18h, com frota total.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias