CIDADE

Prefeitura de São Luís realiza ação de combate ao feminicídio

Ações se somam às demais implantadas na gestão do prefeito que trabalha com a intenção de despertar e conscientizar o enfrentamento a respeito da violência de gênero

Foto: Mauricio Alexandre

Com o objetivo de promover a reflexão sobre o feminicídio visando à prevenção desse crime, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), via Coordenadoria Municipal da Mulher, está desenvolvendo programação especial alusiva à II Semana de Combate ao Feminicídio em São Luís, realizada de 13 a 18 deste mês.

Neste sábado (17), uma caminhada marca a luta contra o feminicídio na capital. O ato acontece na Avenida Litorânea, com concentração a partir da 16h, em frente à Casa das Dunas, de onde sairá até a Praça do Pescador.

Parte das ações promovidas pelo movimento acontece também no Espaço Mulher, montado na 12ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), que vai até o dia 25 de novembro. As ações atendem à política desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o propósito de coibir e conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à essa prática.

Segundo a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, a capital tem, na gestão do prefeito Edivaldo, uma das mais organizadas redes de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência do Brasil, que é a Rede Amiga da Mulher, em funcionamento na Casa da Mulher Brasileira de São Luís.

O Maranhão também é dos estados onde mais se avançou em políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. “É um trabalho realizado diligentemente, mas que ainda requer uma atenção redobrado por ser um problema que compreende estruturas sociais patriarcalistas, machistas que ainda estabelecem diferenciações entre homens e mulheres, submetendo o gênero feminino à subvalorização, à dominação e à violência, o que culmina em um número elevado de violências e feminicídio. Mas temos agido fortemente nesse sentido e a Semana de Combate ao Feminicídio tem essa proposta”, observou Vânia Albuquerque.

SEMANA

A Semana de Combate ao Femicídio teve início no dia no dia Municipal de Combate e Visibilização do Feminicídio em São Luís, promovido no dia 13 de novembro, data em que também é comemorado o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, com o objetivo de provocar o debate acerca do tema nas escolas da rede pública.

PROGRAMAÇÃO

A programação alusiva à II Semana de Combate ao Feminicídio, iniciou nesta sexta-feira, 16, com o lançamento oficial do espaço criado especialmente para promover a discussão e suscitar a reflexão sobre o problema. A programação segue até o dia 25 de novembro.

Para estimular a economia criativa entre mulheres, serão realizadas oficinas de artesanato, como a de porta-trecos. A programação encerra no domingo, 25, com exposições e atividades de entretenimento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias