Pianista radicado na França visita ocupação em Paço do Lumiar
A visita é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que a comunidade desenvolve de transformação por meio da educação
A arte que transforma realidade. É o que acontece na comunidade Eugênio Pereira, uma ocupação na região de Paço do Lumiar, que reúne atualmente cerca de 700 famílias e quase 400 crianças, matriculadas no maior símbolo de resistência: a Escola Eugênio Pereira.
Foi por meio dos projetos de Leitura e Literatura, incentivados pelas professoras e lideranças comunitárias, que as crianças encontram uma maneira de superar as adversidades, através da delicadeza dos poemas, dos versos e das histórias. A forma criativa de repassar o conhecimento tem envolvido famílias inteiras que, juntas, estão superando desafios.
Como reconhecimento pelo comprometimento da escola em ensinar pela arte e como forma de incentivar ainda mais o desenvolvimento dos pequenos é que na tarde desta terça-feira, 06, as crianças da comunidade vão receber a visita do pianista brasileiro, Marcelo Braga, radicado há mais de uma década na França. Para o visitante ilustre, os alunos vão declamar poemas, jograis e contar história.
Filho de maranhense, mas nascido em Brasília, Marcelo Braga é pianista reconhecido internacionalmente e também professor da École Nationale de Musique de Bourg-La Raine, em Paris. Ele conta que este ano quis fazer uma visita diferente à São Luís, organizando um show beneficente em prol da educação dos maranhenses.
“Conversando com amigos tive conhecimento do trabalho que a comunidade Eugênio Pereira desenvolve e a escolhi para receber a verba arrecada no primeiro show beneficente que realizo no país. Hoje vou conhecer o projeto de perto e espero que em uma próxima visita possa realizar o concerto para as crianças de Paço do Lumiar”, diz o pianista.
Marcelo Braga está desenvolvendo um projeto na França que visa capitar fundos por lá para que sejam investidos no fomento de projetos sociais no Brasil. “Espero que a comunidade Eugênio Pereira possa ser beneficiada também com esse fundo”, completa.
SHOW BENEFICENTE
O pianista Marcelo Braga apresenta o concerto “Circunstância” no próximo dia 10 de novembro, na Escola de Música Lilah Lisboa (rua da Estrela, 365, Praia Grande), a partir das 17h. A verba arrecada será direcionada para compra dos instrumentos musicais da Oficina de Música da Escola Eugênio Pereira.
SOBRE A COMUNIDADE EUGÊNIO PEREIRA
Desde 2005, a comunidade luta pela regularização fundiária, enfrentando várias ações de despejos. A principal resistência está no conhecimento repassado na Escola Eugênio Pereira, que envolve pais e filhos. Recentemente, a estrutura da escola passou por uma reforma por meio de projetos da Companhia Energética do Maranhão.
A comunidade acredita na organização coletiva como forma de lutar por seus direitos. “Quando nossa comunidade se organiza, ela se torna agente de mudança, de transformação da nossa própria realidade. E a comunidade Eugênio Pereira quis fazer a diferença por meio da educação. Nós escolhemos ser parceiros do conhecimento porque nós entendemos hoje que, sim, nós temos direitos como cidadãos”, enfatizou Maria do Carmo Vasconcelos, liderança comunitária.