Maranhão registrou 50 casos de feminicídio em 2017
Além dos casos de feminicídio, 280 homens foram acusados de crimes contra mulheres na região metropolitana de São Luís.
![Thiago Marques](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2019/04/thiago.jpg)
Foram registrados no Maranhão 50 casos de feminicídio em 2017, sendo 9 na região de São Luís, além de outros casos que foram enquadrados como tentativa de feminicídio. Segundo informações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), 40% dos feminicídios que ocorreram na América Latina, aconteceram no Brasil em 2017.
Na região metropolitana de São Luís, 280 homens foram acusados de crimes contra mulheres , sendo a maioria registrado como lesão corporal. Mesmo as denúncias sendo realizadas diariamente na Delegacia da Mulher em São Luís, muitas mulheres desistem de levar o processo adiante, com medo, ou para tentar proteger o agressor, mas segundo a polícia, é dado continuidade às investigações.
Um caso com bastante repercussão foi a morte de Mariana Costa. A publicitária foi estuprada e morta pelo próprio cunhado, o empresário Lucas Porto, que está preso e aguardando julgamento. A data de sua morte, 13 de novembro, se transformou no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e em 2018 foi marcado por passeatas e protestos a favor da causa.