INCÊNDIOS

Maranhão é o segundo estado em foco de queimadas este mês

Até agora o Maranhão está em segundo no ranking dos estados com 1.075 focos de incêndio, de acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

No ranking dos estados brasileiros, de janeiro até o dia 16 de novembro, o Maranhão é o terceiro em focos de incêncio perdendo apenas para os estados do Mato Grosso, que teve 17.472 e o Pará, que lidera com 18.380. Em se tratando deste mês de novembro, até agora o Maranhão está em segundo com 1.075 focos. O Pará ainda é o estado com mais ocorrências no Brasil, 3.569. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realiza o monitoramento diário em todo o país

A boa notícia é que nas últimas 48 horas nenhum foco foi registrado no estado. Esse número atual, embora ocupe a terceira colocação, é menor do que o registrado no ano passado, em igual período, que foi de 21.323, representando 44% a menos.

No estado, o período de maior risco de queimadas na região sul do Maranhão é entre os meses de agosto e setembro, quando a umidade relativa do ar atinge níveis baixos, em torno de 30% em algumas horas do dia. O tempo seco e o vento fazem com que as chamas se propaguem rapidamente.

O monitoramento diário feito pelo INPE, via satélite, tem ajudado na prevenção e combate a queimadas no Maranhão. Para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, elas passaram a servir de alerta também para as corporações e secretarias de Meio Ambiente espalhadas em todo o estado.

“Com o alerta do monitoramento as equipes podem se deslocar mais rápido, podemos contar com equipes de diferentes municípios para atuar em uma mesma região e diminuir os efeitos da queimada”, afirmou o major do Corpo de Bombeiros e coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, Jairon Moura.

De acordo com os monitoramentos, mesmo ainda sendo grande o número de queimadas no estado, a quantidade delas tem diminuído. No comparativo do ano de 2017 para 2918 de registros de focos de queimada, informação fornecida pelo INPE, a redução foi de 44 por cento, até agora.

Ações de prevenção também têm sido realizadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para combate ao alto índice de queimadas no Maranhão, além da atenção especial às localidades que mais registram focos de calor. A ausência de chuvas e a ação humana já foram identificados como principais motivos da ocorrência de queimadas no estado.

Verba para combate

Recentemente foi aprovada verba para Maranhão de R$ 35 milhões para combater incêndios florestais e queimadas não autorizadas no Maranhão. A aprovação foi na 25ª Reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA), em Brasília, com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias