DIQUES DA PRODUÇÃO

Mais de 2,5 toneladas de peixe nativo são distribuídas a famílias da Baixada

Um dos objetivos dos Diques da Produção é reduzir os índices de insegurança alimentar e de pobreza na região e promover a geração de trabalho, emprego e renda nas comunidades contempladas

Reprodução

Com o Diques da Produção, alegria e fartura estão chegando às famílias maranhenses que são atendidas pelo programa do Governo do Maranhão. Mais de 2,5 toneladas de peixe nativo foram retiradas na quinta-feira, 15, dos canais instalados nos povoados Jacioca, em Bequimão, e na comunidade Teso do Bom Prazer, em Anajatuba, beneficiando diretamente centenas de famílias. Os peixes foram vendidos pela metade do preço e, além da comercialização, boa parte do alimento foi distribuído às famílias carentes das comunidades.

“Todos os anos, no período da seca, a gente sofria com a falta de água. Toda essa área ficava totalmente seca. Hoje, mesmo no verão nós estamos pescando. Estamos vivendo um sonho porque agora nós temos água e peixe”, declarou emocionado Raimundo José, do povoado Jacioca, do município de Bequimão.O programa inclui a construção de diques e barragens. Os diques são canais com extensão média de 1,2 mil metros que no período chuvoso ficam cheios, garantido alimento o ano inteiro para as famílias. Além da construção do canal, são implantados projetos produtivos com cultivos de açaí, banana ou caju, culturas temporárias, e também, criação de peixes nativos da região.

“Ação do Governo do Estado é fazer dos Diques da Produção uma fonte permanente de água e uma fonte geradora de proteína animal, que é o peixe, para que as famílias possam, no período mais difícil que é o período de estiagem, ter condições de se alimentar com dignidade”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça.

No município de Anajatuba, a movimentação e a alegria era grande. Muitas famílias tiveram seu almoço garantido com a despesca do canal do povoado Teso do Bom Prazer.

“Nossa comunidade foi beneficiada com esse canal e a prova do grande benefício está aqui. Estamos despescando o canal e todo mundo está levando peixe para casa. Levar alimento para o pai e mãe de família é uma alegria muito grande para nós. Só temos a agradecer ao nosso governador que teve uma atitude boa com a gente quando nos deu esse canal”, declarou, animado, Antônio Curica, presidente da Associação da comunidade Teso do Bom Prazer, do município de Anajatuba.Ao todo, 35 municípios são beneficiados com o Diques da Produção, desses, 17 já estão com as obras de construção de canais concluídas. “O Diques da Produção vem transformando a realidade da agricultura familiar das regiões ribeirinhas da Baixada. Durante a despesca, percebemos a alegria e felicidade das 50 de famílias que estão sendo beneficiadas diretamente com essa bela ação em Anajatuba e outras tantas em todo o Maranhão”, explicou Loroana Santana, presidenta da Agerp.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS