TRANSPORTE PÚBLICO

Aplicativo que monitora os ônibus de São Luís já foi baixado por mais de 200 mil pessoas

Só entre março e outubro deste ano, mais de 59 mil pessoas baixaram o aplicativo Meu Ônibus em São Luís.

O estudante Jordão Coutinho é um dos mais de 200 mil passageiros que usam o aplicativo para se locomover na cidade (Foto: A. Beata/Agência São Luís)

Desde que foi lançado, em março de 2017, o aplicativo gratuito ‘Meu Ônibus’, da capital São Luís, já foi baixado por mais de 200 mil passageiros, o que corresponde a cerca de 50% do total de usuários do sistema de transporte urbano da capital. Entre outras funções, ele indica o horário que o ônibus passará na parada.

O usuário também pode pesquisar as linhas urbanas mais indicada para chegar ao seu destino e a parada mais próxima de onde ele está. No mapa aparecem a linha aguardada, as paradas e os trajetos. Os dados são transmitidos por meio de GPS, equipamentos instalados em mais de 900 ônibus que operam no sistema.

O acadêmico de Direito, Jordão Coutinho, já usa o aplicativo há mais de um ano. “Ele dá uma precisão muito boa em relação à chegada dos ônibus. Assim, a pessoa não precisa ficar esperando muito tempo na parada. Eu olho sempre antes de sair de casa a lista de ônibus e o tempo que irá demorar a chegar. Então facilita bastante. É muito raro ter divergência de horário”, contou o universitário.

“Eu gosto de, antes de sair, dar uma verificada para não correr o risco de ficar na parada esperando por muito tempo. Uso desde agosto do ano passado e acho muito útil”, completou o universitário Fernando Valois.

A ferramenta é utilizada em outras cidade do país como Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Recife (PE). A estudante Mariana Soares conta que conheceu o aplicativo em Goiânia e gostou quando a novidade chegou a São Luís. “O aplicativo “salva vidas” (risos). Conheci na capital de Goiás e achei inovadora, foi uma surpresa pra mim quando chegou em São Luís. Muitos amigos meus usam”, disse a universitária.

O aplicativo está disponível tanto na plataforma Android quanto iOS. A aprovação do aplicativo vem sendo monitorada pelo órgão da Prefeitura de São Luís por meio do próprio aplicativo, onde os usuários avaliam o uso e dificuldades. Só entre março e outubro deste ano, mais de 59 mil pessoas baixaram o aplicativo Meu Ônibus na cidade.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS