CURIOSIDADE

Você sabe por que o mar de São Luís muda de cor?

Poluição? Mudança de estações? Saiba o que de fato faz o mar de São Luís mudar de cor, e confira também dicas de praias mais afastadas na ilha para aproveitar a paisagem!

Se você costuma passar pelas praias de São Luís ou ainda pela Beira-Mar, já deve ter notado a mudança constante da coloração das águas: ora, são marrons, ora, verdes ou azuladas. Muita gente acha que isso se deve à poluição ou à mudança das estações. Mas você sabe de fato por que o mar de São Luís muda de cor?

A cor real das águas

O mar da Baía de São Marcos é, na realidade, marrom. É assim porque os rios Itapecuru e Mearim desaguam na maré, e trazem sedimentos como areia, lama e minerais, tornando-a rica em nutrientes. No entanto, essa coloração muda em locais que possuem pequenos rios, ou a ausência deles, além de corais, algas, e outros microrganismos que flutuam e refletem a luz solar.

Avenida Litorânea, em São Luís. (Foto: Sectur)

Quando estamos vendo o mar azul ou verde à distância, é porque na realidade observamos o sol refletindo nestes organismos em maior quantidade. Apesar da “ilusão de ótica”, quando chegamos perto da água, tornamos a vê-la turva.

O fato é que os tons azulados do mar enchem os olhos e dão aquela vontade de mergulhar e curtir um bom dia de praia. Para ajudar, destacamos algumas dicas de locais mais afastados, fora do eixo Litorânea e Olho d’Água, para curtir o “azulão” do mar! Confira:

Próxima »1 / 2
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias