×
Logo SimpleAds
AGRICULTURA FAMILIAR

Tecnologia aumenta produtividade da mandioca na Baixada Maranhense

Os resultados mostraram um significante aumento na produtividade da cultura nas duas Unidades de Validação Tecnológica visitadas que utilizam a tecnologia da Roça Agroecológica.

O Dia de Campo para Colheita da Mandioca foi realizado, na quarta-feira (24), em propriedades que recebem acompanhamento técnico da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) em Bacuri e Mirinzal, municípios localizados na Baixada Maranhense. Os resultados mostraram um significante aumento na produtividade da cultura nas duas Unidades de Validação Tecnológica visitadas que utilizam a tecnologia da Roça Agroecológica.

Na comunidade Piquizeiro, em Bacuri, foi constatado um aumento da produtividade de 34 toneladas/ha em 2017 para 52 toneladas/ha na colheita deste ano. Já em Mirinzal, na comunidade Graça de Deus, os resultados foram ainda mais expressivos. Foram medidas a produtividade de dois tipos de mandioca que apresentaram o resultado de 66 e 194 toneladas/ha respectivamente. Estes números mostram um grande sucesso da experimentação, já que de acordo com o Censo Agropecuário – IBGE/2017, a produtividade atual da mandioca no Maranhão é de 8 toneladas/ha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Antes a gente não sabia de muita coisa, e o plantio nunca dava muito. Depois que apareceram com essa técnica as coisas melhoraram bastante para gente. Hoje, vendemos para os mercados, aumentou a renda da minha família em mais de 50%”, afirmou Jacinaldo Soares, agricultor familiar e presidente da Associação da comunidade Graça de Deus.

Hoje, o Governo do Maranhão implementa a tecnologia já em 20 campos e tem como intenção espalhá-la para que seja utilizada por trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Estado. “A gente pode ir nas comunidades e mostrar na prática que esse método de plantio dá certo, melhora a produtividade do solo, e é um importante instrumento para geração de rendas das famílias nas Zonas Rurais do Maranhão”, atesta a presidenta da Agerp, Loroana Santana.

Membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bacuri, a agricultora familiar Hilda dos Santos fala da importância da tecnologia para outras propriedades do município. “A gente sempre teve o sonho de ter esse campo produtivo e depois que implementamos a tecnologia hoje podemos realizar. Hoje temos um resultado muito melhor e auxiliamos nossos vizinhos que querem fazer o mesmo”, afirmou.

Roça Agroecológica

O projeto serve como alternativa para roça no toco e consiste no plantio de várias culturas, em faixas, com rotação de culturas, cobertura morta, adubação verde. Isso permite um plantio sustentável, com muito mais produtividade para a agricultura familiar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias
publicidade